Minhas Finanças

Consulta ao 5º lote de restituição de IR sairá nesta semana

O crédito bancário será feito no dia 15 de outubro


	Restituição do IR 2015: os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146
 (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Restituição do IR 2015: os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146 (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 16h53.

Brasília - A Receita Federal deve liberar esta semana a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o crédito bancário será feito no dia 15 de outubro.

Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal: seus nomes podem estar  na malha fina por erros ou omissões na declaração. 

Para consultar o quinto lote de restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições. 

Os contribuintes que não foram listados nos lotes anteriores de restituição e têm dúvida sobre os dados enviados devem verificar no extrato de processamento da declaração se não há pendência ou inconsistências que causem a retenção na malha fina.

O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, é só informar os números dos recibos de entrega das declarações dos exercícios referentes às declarações ativas das quais o contribuinte seja titular. 

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo,  a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico - pedido de pagamento de restituição , ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet.

Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita disponibiliza um vídeo com instruções.

Em agosto, a Receita Federal anunciou o envio de cartas a 450 mil contribuintes que apresentaram indícios de inconsistência nos dados informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015.

O objetivo, informou o Fisco, é orientar os contribuintes para a possibilidade de autorregularização, por meio da retificação da declaração. 

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoReceita FederalImposto de Renda 2020Restituição do Imposto de Renda

Mais de Minhas Finanças

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Programa Pé-de-Meia inicia pagamentos na segunda-feira, 29

Banco Central adia lançamento do Pix parcelado para resolver vulnerabilidades no sistema, diz jornal

Existe tabela de Imposto de Renda ideal? Entidades dizem que sim, mas não a proposta pelo governo