Minhas Finanças

Comprei um carro em 2018, dando outro veículo de entrada. Como declaro?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas

 (Anderson Figo/Exame)

(Anderson Figo/Exame)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 6 de abril de 2019 às 08h00.

Última atualização em 6 de abril de 2019 às 08h00.

Pergunta do leitor: Troquei de carro ano passado. Dei como parte do pagamento meu antigo veículo, no valor de 27,5 mil reais e o restante, 30 mil reais, paguei à vista. Como devo declarar no Imposto de Renda 2019?

Resposta de Eduardo Costa da Silva*

Deve-se registrar a venda do automóvel antigo pelo valor de 27,5 mil reais e a aquisição do novo veículo pelo valor de 57,5 mil reais da seguinte forma:

  1. Acessar a Ficha de bens e direito localizada à esquerda na tela da declaração;
  2. Declarar o valor deste bem como zero no campo situação em 31/12/2018 e no campo discriminação relatar brevemente a venda do automóvel , informando a data, valor de venda e nome e CPF ou CNPJ do adquirente; e
  3. Adicionar um novo bem sob o código 21 – ( Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc. ) no campo situação em 31/12/2017 declarar como zero, no campo 31/12/2018 declarar o valor de aquisição 57,5 mil reais no campo discriminação declarar detalhes do automóvel como modelo, ano, cor, placa e marca assim como nome e CPF ou CNPJ do vendedor data da compra e condição da compra , neste caso a compra foi à vista.

*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Costa da Silva e Fernandes Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaDinheiroImposto de Renda 2020Impostosreceita-federal

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2024: 42% dos motoristas ainda não pagaram imposto

Nota Fiscal Paulista libera R$ 46 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões