EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O volume de compras feitas pela internet e pagas com cartões de crédito no Brasil deve chegar a 3,8 bilhões de reais em 2006, o que representa um aumento de 65% em relação ao registrado no ano passado. A estimativa é de uma pesquisa realizada pela Credicard Itaú e divulgada nesta quarta-feira (12/7).
De acordo com o estudo, o avanço será resultado da expansão do comércio eletrônico em geral - estimado em 34% em 2006 - e da mudança de comportamento dos consumidores, que cada vez mais aderem ao pagamento com cartão de crédito. Nos últimos doze meses, os cartões foram usados por 47% dos 9,1 milhões de compradores online, e essa parcela foi responsável por 85% de todas as compras efetivadas pela web.
"O volume de compras está crescendo, os consumidores estão priorizando os cartões e as lojas também estão migrando para a internet, tornando suas vendas online", afirma Fernando Chacon, diretor-executivo de Marketing e Vendas da Credicard Itaú. Para o mercado de cartões de crédito, diz Chacon, a conjunção desses fatores dará maior importância ao comércio eletrônico dentro do setor. Enquanto no ano passado as vendas online pagas com cartões geraram 2,3 bilhões de reais, o equivalente a 1,8% de todas as transações efetuadas pelas companhias emissoras, em 2006 elas devem atingir uma participação de 2,4%. Neste ano, espera-se que o setor de cartões de crédito cresça 25%, movimentando cerca de 160 bilhões de reais.
Chacon acredita que a tendência de crescimento das vendas online com cartão deve continuar nos próximos anos, pois o brasileiro, diz ele, está mudando seu comportamento. "Se ele tiver pelo menos uma experiência próspera na loja online, ele migra de vez. Acredito que vamos ter um avanço grande em um curto espaço de tempo", afirma. O diretor-executivo diz ainda que o consumidor está perdendo o medo de usar os cartões nas operações via internet, o que deve reduzir cada vez mais o uso de outras formas de pagamento - nos últimos doze meses, boletos bancários foram usados por 35% dos consumidores online, enquanto o acerto na entrega e as transferências bancárias foram escolhidos em alguma compra por, respectivamente, 14% e 9% dos compradores.
Mas a maior difusão do cartão de crédito como forma de pagamento online também gerou uma estatística negativa: a queda no valor médio de cada compra. Nos últimos doze meses, o chamado ticket médio caiu 5%, chegando a 287 reais - valor que, ainda assim, representa mais do que o triplo da quantia média registrada nas operações com cartões de crédito como um todo, de 90 reais. Na opinião de Chacon, essa redução é a tendência natural do desenvolvimento do mercado, justamente porque o consumidor agora realiza compras menores com o cartão.