Minhas Finanças

Como ter o reembolso do IPVA do carro roubado

Seu carro foi roubado ou furtado em anos anteriores? Veja como receber a devolução do IPVA pago

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 5 de julho de 2017 às 12h00.

Última atualização em 15 de agosto de 2017 às 11h14.

São Paulo - Se o seu carro foi roubado ou furtado em anos anteriores, você pode receber o reembolso do IPVA pago. As regras de restituição variam de um estado para o outro, mas, em geral, basta ter registrado um boletim de ocorrência na polícia.

Em São Paulo, o estado vai devolver 19 milhões de reais a proprietários de 49,7 mil veículos roubados ou furtados em 2016. O reembolso é proporcional ao período do ano que você usou o carro e beneficia quem tinha pago o imposto quando o veículo foi roubado.

Os quatro lotes referentes a roubos em 2016 foram liberados até abril e ficam à disposição de proprietários no Banco do Brasil por dois anos. A restituição do IPVA de carros roubados em 2015 também pode ser resgatada no mesmo banco.

Para isso, é necessário apresentar uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e a cédula de identidade original ou documento equivalente. Se o CRLV foi roubado junto com o carro, não é preciso apresentá-lo, desde que o roubo tenha sido registrado no boletim de ocorrência.

A devolução referente a roubos em anos anteriores a 2015 pode ser solicitada na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Para consultar os valores de reembolso, acesse a área do IPVA no site da Secretaria da Fazenda, clique no item “Serviços” e, em seguida, no link “Consulta de restituição de veículo furtado e roubado neste Estado”. Informe o Renavam (o registro do veículo) e o número do boletim de ocorrência.

Vale destacar que, se o carro roubado foi recuperado, o proprietário tem que pagar o IPVA proporcional aos meses em que usou o veículo até o final do ano.

Acompanhe tudo sobre:BB – Banco do BrasilCarrosImpostosIPVASão Paulo capitalVeículos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro