Invest

Como saber se tenho direito ao fundo PIS/Pasep? Veja regras e como resgatar

Novo sistema online permite consulta e saque dos valores residuais do extinto fundo PIS/Pasep, com pagamentos a partir de 28 de março

O Sistema de Ressarcimento do Pis-Pasep - REPIS é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Ministério da Fazenda (Agência Senado/Agência Senado)

O Sistema de Ressarcimento do Pis-Pasep - REPIS é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Ministério da Fazenda (Agência Senado/Agência Senado)

Publicado em 10 de março de 2025 às 17h33.

O Ministério da Fazenda (MF) lançou uma nova plataforma on-line dedicada ao Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep, o REPIS Cidadão.

A nova ferramenta permite a consulta e o resgaste dos valores residuais das cotas do antigo fundo PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), extinto em 2020.

Se você trabalhou com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988, pode ter direito a um valor que não foi resgatado. A plataforma foi projetada para facilitar o acesso aos valores, incluindo orientações específicas para herdeiros.

Confira como verificar se você tem direito ao fundo, como consultar o saldo e, finalmente, como sacar os valores.

O que é o fundo PIS/Pasep?

O Fundo PIS/Pasep foi criado para destinar recursos ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os dois programas tinham o objetivo de financiar o pagamento do abono salarial e do seguro-desemprego, por meio das contribuições dos empregadores, tanto da iniciativa privada quanto do setor público.

A unificação dos fundos ocorreu em 1975, pela Lei Complementar nº 26, e foi regulamentada pelo Decreto nº 9.978/2019.

No entanto, desde 1989, as contas individuais deixaram de receber depósitos, e os valores do fundo passaram a ser usados para outros programas governamentais. Em 2020, o fundo foi definitivamente extinto, e o saldo de contas ainda não resgatado foi incorporado ao FGTS.

Quem tem direito ao fundo?

Os trabalhadores que atuaram formalmente entre 1971 e 1988 com carteira assinada ou como servidor público têm direito ao resgaste das cotas do extinto fundo PIS/Pasep. Se você não sacou o valor até a extinção do fundo, agora pode realizar a consulta e o saque por meio do REPIS Cidadão.

Os valores a serem resgatados variam de acordo com o tempo de serviço e o salário recebido no período. A média dos valores a serem pagos é de R$ 2.800, mas o montante pode ser maior ou menor dependendo das contribuições feitas à época.

Como consultar o saldo? Veja passo a passo

Para consultar o saldo do extinto fundo PIS/Pasep, acesse o site oficial do REPIS Cidadão: http://repiscidadao.fazenda.gov.br/.

No site, será possível verificar se há valores a serem resgatados e como proceder para fazer o saque.

Caso você seja herdeiro de um falecido que tenha direito ao benefício, a plataforma também fornece orientações para facilitar o processo de resgaste. Além do site, a consulta também pode ser realizada pelo aplicativo do FGTS, que ainda oferece a opção de consultar valores relacionados ao fundo.

Para acessar a plataforma, será necessário ter uma conta prata ou ouro na plataforma Gov.br, para garantir a segurança das informações e o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Como sacar o benefício?

Após consultar e verificar que você tem direito ao saldo do fundo, o próximo passo é realizar o saque. O pagamento dos valores começará a ser feito em 28 de março de 2025. Para realizar o saque, será preciso seguir as orientações apresentadas na plataforma, em que é necessário veicular uma conta para receber o montante.

Se você não possui conta bancária registrada, será possível abrir uma conta para receber o pagamento de forma segura. A plataforma foi desenvolvida para ser intuitiva e de fácil operação, facilitando o acesso aos recursos para todos os cidadãos.

Acompanhe tudo sobre:FGTSPIS/Pasep

Mais de Invest

Nvidia, vendas do varejo americano e discurso de Powell: o que move o mercado

Shein e Temu crescem nos EUA com consumidores estocando produtos após tarifas de Trump

Heineken tem queda moderada nas vendas, mas receita supera expectativas

Nvidia enfrenta novo golpe com restrições de exportação de chips para a China