Minhas Finanças

Como passar minha casa para o nome do meu filho?

Internauta pergunta se deve passar imóvel para o nome do filho, ou se deve vendê-lo e entregar o dinheiro, uma vez que o filho tem a intenção de vender a casa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 12h25.

Dúvida da internauta: Eu tenho uma casa que dei para minha filha, mas como ela é minha única filha, nem me incomodei de passar o bem como doação para o nome dela. Agora ela quer vender a casa para comprar um outro imóvel e investir em um negócio. O que é melhor: passar a casa para o nome dela e ela vender, ou eu vender e doar o dinheiro para ela?

Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*: 

A transferência do bem para a filha, por meio de doação, ensejará o pagamento do imposto, ITCMD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, também conhecido como ITD), cuja alíquota varia entre os estados da Federação. Em Minas Gerais, por exemplo, a alíquota é de 5% do valor do bem.

Por outro lado, se a venda for feita pela mãe e esta repassar (doar) o dinheiro à filha, o ITCMD também será devido, porém, será mais difícil a Receita Estadual descobrir a transação e realizar a tributação. Um inconveniente será a filha justificar a origem do dinheiro na próxima declaração de IRPF. Ressalto que a não declaração dessa doação pode configurar sonegação fiscal.

Em síntese, parece-me que o melhor é ir mais diretamente ao objetivo, ou seja, vender a casa e adquirir o bem diretamente em nome de sua filha.

*Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, mestre e doutor em direito civil e presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM)

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, herança, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:guia-de-imoveisHerançaImóveispatrimonio-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro