Minhas Finanças

Como engordar a aposentadoria?

Internauta pede dicas de investimentos seguros que possam garantir um rendimento extra para a aposentadoria

Homens de perfil (Stock.xchng)

Homens de perfil (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 16h09.

Dúvida do internauta: Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o melhor investimento seguro, a longo prazo, visando um rendimento extra para a minha aposentadoria. Tenho em mente a poupança e o Tesouro Direto. São boas opções para a aposentadoria? 

Resposta de Fernando Meibak*: 

O mecanismo Tesouro Direto é o mais indicado para investimentos de longo prazo. Recomendamos as Notas do Tesouro Nacional mais longas. O rendimento dos títulos acima da variação medida pelo IPCA ainda está elevado, próximo de 4% ao ano. Sugerimos avaliar as chamadas NTNs B Principal, que não pagam juros semestrais - o rendimento é acumulado para o vencimento.

Temos vencimentos para 2024 e 2035. Não se preocupe com o vencimento, pois o Tesouro Nacional recompra títulos semanalmente. Ou seja, se um dia precisar dos recursos, terá liquidez, aos preços vigentes à época. Acho esse um bom risco, pois creio que os juros irão diminuir ao longo do tempo. Esteja atento ao custo total do agente financeiro, ele não poderá superar 0,6% ou 0,7% ao ano. Escolha um ou mais títulos e adote a disciplina de investir mensalmente. 

E sobre a poupança, no passado a caderneta era um produto pouco atrativo. Tivemos mudanças nas regras. O rendimento ficou definido em 70% da taxa básica de juros, esta fixada periodicamente pelo Banco Central (atualmente em 7,25% ao ano). Considerando a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos, o produto ficou bem mais interessante, comparativamente a outros produtos bancários. Podemos dizer que a poupança é melhor que um produto de renda fixa que renda menos que 90% do CDI ou fundos de investimentos com taxas de administração acima de 1% ao ano. 

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasAposentadoriaImigraçãoPoupançarenda-pessoalTesouro Direto

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira