Minhas Finanças

Como o dólar barato afeta seu investimento em ações

Para conter a derrocada da moeda norte-americana, o governo aumentou os impostos sobre investimentos estrangeiros; entenda como a valorização do real pode afetar sua aplicação

Mantega: IOF sobre renda fixa será de 4% para investimentos de estrangeiros (.)

Mantega: IOF sobre renda fixa será de 4% para investimentos de estrangeiros (.)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2010 às 10h18.

São Paulo - Com juros baixos em seus países de origem, investidores internacionais voltam os olhos para o Brasil e para a possibilidade de tomar dinheiro emprestado e aplicá-lo por aqui. Terminada a capitalização da Petrobras, a expectativa era que os ânimos arrefecessem, minimizando o fluxo de moeda estrangeira e a trajetória de queda do dólar. Por ora, não é o que está acontecendo. Com o câmbio no centro das discussões, o governo duplicou a alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para os estrangeiros que investem em renda fixa no país.

Na edição desta semana do programa Seu Dinheiro, o consultor financeiro Mauro Calil explica por que a apreciação do real atrapalha os exportadores no Brasil. E explica em que medida esse movimento pode influenciar o desempenho de determinadas ações na Bolsa e a rentabilidade dos fundos cambiais. Assista à entrevista no vídeo abaixo.

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasCâmbioFundos cambiaisrenda-variavel

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta

Pagamento do Bolsa Família de setembro começa nesta quarta-feira; veja as datas

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 82 milhões na poupança