Minhas Finanças

Como declarar no Imposto de Renda empréstimo do Fies?

Internauta irá pagar o valor total das mensalidades do curso superior com o crédito estudantil e pergunta como deve informar a dívida à Receita Federal


	Estudante: Internauta está pagando o curso superior com o crédito estudantil e pergunta como informar a dívida à Receita
 (Burlingham/Thinkstock)

Estudante: Internauta está pagando o curso superior com o crédito estudantil e pergunta como informar a dívida à Receita (Burlingham/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2015 às 14h11.

Dúvida do internauta: Estou matriculado na faculdade e contraí um empréstimo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar o valor integral das mensalidades do curso. Como devo declarar o crédito no Imposto de Renda

Resposta de Rodrigo Paixão*

Enquanto você estiver cursando o ensino superior, os valores pagos por você à instituição de ensino, ainda que com recursos provenientes do crédito educativo, podem ser deduzidos do seu Imposto de Renda como despesas com educação, observando os limites previstos na legislação.

Para isso, basta você incluir os valores pagos à faculdade durante o ano passado na Ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código "1 – Despesas com Instrução no Brasil".

O valor total do empréstimo obtido no Fies também deverá ser reportado em sua declaração como uma dívida, ainda que o pagamento do débito não seja realizado nos anos em que você estiver cursando a faculdade.

Na ficha “Dívida e Ônus Reais”, insira o código "13 - Outras Pessoas Jurídicas" e informe o saldo da dívida no último dia de cada ano. Esses valores se manterão inalterados enquanto você não iniciar a quitação do financiamento.

Os pagamentos feitos por você ao Fies não são dedutíveis na declaração de Imposto de Renda. No ano em que você começar efetivamente a pagar o empréstimo, você deverá subtrair os pagamentos feitos durante o ano-calendário do valor informado na ficha "Dívidas e Ônus Reais".

Importante lembrar que os pagamentos feitos ao Fies não devem ser declarados na ficha “Pagamentos Efetuados".

*Rodrigo Paixão é sócio na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.

Acompanhe tudo sobre:credito-pessoalDicas de Imposto de RendaEmpréstimosFiesImposto de Renda 2020ImpostosLeãorenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas