Minhas Finanças

Como declarar no IR FGTS usado para amortizar financiamento?

Saiba como informar na declaração de Imposto de Renda amortizações de financiamento imobiliário realizadas com a utilização de recursos do FGTS


	Imóveis: valor amortizado em 2015 deve ser acrescido ao custo do imóvel informado na declaração anterior
 (Gajus/Thinkstock)

Imóveis: valor amortizado em 2015 deve ser acrescido ao custo do imóvel informado na declaração anterior (Gajus/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2016 às 18h22.

Dúvida do internauta: Em 2015, utilizei recursos do FGTS para amortizar parte de um financiamento de imóvel contraído junto à Caixa Econômica Federal. Como devo declarar isso no Imposto de Renda 2016? Qual fonte pagadora devo informar?

Resposta de Rodrigo Paixão e Thiago Mirales*: 

O valor das parcelas pagas pelo financiamento durante o ano de 2015 deve ser acrescido ao valor do imóvel declarado no ano anterior. Para informar o valor exato, solicite à Caixa o extrato do financiamento para fins de Imposto de Renda.

Com as informações em mãos, atualize o valor na ficha de "Bens e Direitos", onde seu imóvel deve estar declarado. No campo "Situação em 31/12/14" repita o valor do imóvel informado na declaração anterior. O valor declarado em "Situação em 31/12/2015" deve ser a soma entre: o valor do imóvel em 31/12/2014, as parcelas pagas em 2015 e o valor abatido com os recursos do FGTS.

Como os recursos sacados do FGTS tratam-se de rendimentos isentos de Imposto de Renda, eles devem ser informados na ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis", na linha "03. Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS".

No caso do FGTS, a fonte pagadora a ser informada é a Caixa Econômica Federal. 

*Rodrigo Paixão e Thiago Mirales são sócios na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro