Invest

De olho no open finance, Santander quer cuidar da sua saúde financeira

Nova solução gera 250 alertas diferentes e dá conselhos personalizados sobre despesas

Entre as funções da ferramenta, ela alerta se o cliente tem assinaturas de serviços parecidas e se deseja cancelar uma delas (Santander/Divulgação)

Entre as funções da ferramenta, ela alerta se o cliente tem assinaturas de serviços parecidas e se deseja cancelar uma delas (Santander/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 14h02.

Última atualização em 20 de outubro de 2021 às 14h07.

Imagine ter um assistente pessoal  que alerte você, em tempo real, e por meio de pushs, que você está gastando muito com assinaturas parecidas, ou que o período de carência de um serviço de streaming vai vencer e é melhor evitar a cobrança do valor? Isso já é possível a partir de um app de banco.

O Santander começa a disponibilizar a partir desta quarta-feira, 20, de forma gradual, o Gent& On, uma solução baseada em inteligência artificial que permite ao cliente receber alertas personalizados sobre a sua saúde financeira, gastos e hábitos de consumo.

Para isso, a ferramenta se baseia na análise do histórico de movimentações do cliente em sua conta corrente e cartões nos últimos dois anos, afirma Flávio Morais, superintendente executivo de Estratégia Digital do Santander. “Realizamos em uma nuvem privada uma hiperpersonalização com escala de varejo porque agora o avanço da tecnologia nos permite processar um grande volume de informações dos clientes de forma rápida. Antes isso demorava para acontecer”.

O objetivo do lançamento é agregar valor ao banco em um contexto de maior competição trazido pelo avanço do open finance, sistema que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, completa o executivo. "O cliente já não compara o app do banco com o das fintechs, mas também com outros segmentos, como e-commerce, delivery e apps de motoristas. Precisamos melhorar a experiência dele e mostrar que pode ser benéfico para ele compartilhar informações de outros bancos com a gente quando o open finance entrar em vigor".

Questionado sobre se a ferramenta contraria parte dos interesses do próprio banco, ao evitar que os clientes utilizem o limite do cheque especial e diminuir o uso do crédito caro de curto prazo, o executivo aponta que a demanda por crédito é infinita e não preocupa o banco. "O grande objetivo é incentivar clientes a criar a primeira poupança e guardar dinheiro. Dessa forma, é possível diminuir o número de clientes que não conseguem pagar suas dívidas com o banco. O crédito que não é sustentável é ruim para ambos".

Os insights que a nova solução dá a clientes de forma robotizada poderia ser feito por gerentes de conta, mas o executivo sublinha que não há capacidade humana para isso. "Hoje, ninguém faz esse acompanhamento das finanças pessoais dos clientes. Temos funcionários que se concentram no assessoramento financeiro: mostram ao cliente como rebalancear o portfólio de investimentos, ajudá-lo a alocar recursos, e entender projetos de vida, como a compra da casa, mostrando qual é a melhor maneira de financiá-la. Portanto, nada muda na estrutura humana".

Principais funcionalidades

O banco criou ainda mais de 200 tipos de insights para auxiliar no dia a dia das finanças, que poderão ser ampliados com o tempo. Entre as mensagens estão apontamentos sobre o quanto se gastou a mais em determinada modalidade em relação ao mês passado. Assim, o usuário pode reavaliar seus hábitos e fazer os ajustes necessários para não comprometer o orçamento.

Na nova solução o correntista será avisado, por exemplo, sobre a possibilidade de redução de custos com um serviço de assinatura desnecessário, como dois streamings de música ou de filmes. A ferramenta sugere utilizar um só para equilíbrio do orçamento mensal, especialmente no caso de clientes nos quais o ritmo de gastos não acompanham a renda.

Além disso, a plataforma vai analisar as transações do cliente e notificar se um pagamento (por exemplo, uma conta de energia elétrica) teve uma grande alteração de valor (o que pode configurar uma cobrança indevida), se foi paga em duplicidade, ou se está em atraso.

O usuário ainda pode receber avisos de vencimento de carência de assinaturas quando estiverem próximas de expirar, lançamento não habituais em sua conta, como créditos de restituição do imposto de renda e dividendos, entre outros.

Por fim, o cliente pode estabelecer limites para seus gastos mensais e ser avisado quando estiver próximo da meta. A solução também realiza categorização dos gastos por tipos de despesas.

Histórico

A nova solução digital já vem sendo utilizada pelo Santander desde o final do ano passado em algumas de suas operações na Europa, como o Reino Unido e Espanha.

No Brasil, a solução aumenta as funcionalidades da ferramenta Santander ON, que já conecta o cliente a informações de sua vida financeira, como renda, limites, regularidade do CPF e eventuais restrições nos serviços de proteção ao crédito.

Futuramente, a Gent& On irá agregar informações de outros bancos, concedidas pelo cliente por meio do open finance). Será possível, por exemplo, caso o cliente dê o seu consentimento, verificar se as parcelas de um empréstimo que possui em outro banco têm condições melhores no Santander.

"É pouco provável que iremos indicar um empréstimo mais barato para ele fora do banco. Mas caso a gente saiba as condições de empréstimos oferecidas para ele em outra instituição financeira podemos reavaliar o custo do nosso crédito para o cliente", explica Morais. "Ou seja, teremos a chance de aprimorar os produtos que oferecemos, além de criar outros a partir das interações dos clientes com determinados alertas".

Em 30 dias a Gent& On também dará opções de investimentos caso verifique que o cliente tem saldo sobrando em sua conta corrente. Inicialmente, ela irá agregar produtos como CDBs, renda fixa e fundos de investimento. Posteriormente, também poderá incluir ações e outros produtos financeiros.

Assine a EXAME e fique por dentro das notícias que afetam o seu bolso

Acompanhe tudo sobre:AppsBancoseducacao-financeiraorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalSantander

Mais de Invest

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Inteligência artificial pode auxiliar você nos seus investimentos; veja como

TD Garantia permite usar títulos do Tesouro Direto como garantia de aluguel e empréstimo

Funcionário esconde R$ 750 milhões em despesas e provoca crise em gigante do varejo