Minhas Finanças

Com a pandemia, brasileiros sonham com casa maior e com quintal

Pesquisa da Imovelweb apontou mudanças na preferência do consumidor na busca por imóveis

Casas: 40% buscam um local com melhor localização (SvetaZi/Thinkstock)

Casas: 40% buscam um local com melhor localização (SvetaZi/Thinkstock)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 17 de julho de 2020 às 12h52.

O isolamento social fez com que os brasileiros mudassem a percepção sobre a casa em que moram. É o que aponta uma realizada pelo site Imovelweb e divulgada com exclusividade pela EXAME.

Segundo os dados, 25% dos consumidores sentem falta de um quintal ou uma varanda; 19% dos entrevistados consideram a residência pequena demais; 12% acreditam que o imóvel poderia estar em uma localização melhor e outros 12% desejam uma região mais silenciosa.

A pesquisa, que está na segunda edição, apontou mudanças na preferência do consumidor. Em maio, 95% disseram manter os planos iniciais de mudança, sendo que 56% optavam por compra do imóvel e 39% por locação. Atualmente, 80% querem comprar o imóvel e 16% estão interessados em locar. Apenas, 4% dos entrevistados não pensam mais em trocar de imóvel.

Entre os motivos que levam a mudança estão 40% buscam um local com melhor localização; 31% um imóvel maior; 12% um mais barato e 8% uma residência menor. Sobre o tempo para mudar, metade planeja nos próximos seis meses, 35% em até dois semestres, 8% nos próximos dois e 7% em mais de 24 meses.

Apenas 4% dos entrevistados que não estão buscando imóveis. Os motivo é a insegurança com a economia do país (33%) Porém, 37% deles retomariam seus planos se tivessem um aumento em suas rendas mensais; 26% iriam repensar na mudança se a vida voltasse ‘ao normal’, enquanto outros 18% reconsiderariam com descontos nos valores de aluguel e venda.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisApartamentosCasasImóveisVendas

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro