Minhas Finanças

Clientes da Golden Cross reclamam da Unimed

Unimed Rio assumiu a carteira de 160 mil beneficiários da Golden Cross, que manteve o atendimento somente para clientes empresariais


	Cartões de planos de saúde: queixas dos consumidores vão da falta da carteirinha, o que dificulta a consulta, à recusa de atendimento por médicos e hospitais
 (ABr)

Cartões de planos de saúde: queixas dos consumidores vão da falta da carteirinha, o que dificulta a consulta, à recusa de atendimento por médicos e hospitais (ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 23h03.

Rio - Clientes de planos individuais ou familiares da Golden Cross enfrentam dificuldades nos primeiros dias de atendimento pelo Sistema Nacional Unimed. Desde o dia primeiro, a Unimed Rio assumiu em todo o País a carteira de 160 mil beneficiários da Golden Cross, que manteve o atendimento somente para clientes empresariais.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio ingressou com ação civil pública para garantir que a rede hospitalar e médica do antigo plano seja assumida pela nova operadora. As queixas dos consumidores vão da falta da carteirinha, o que dificulta a consulta da rede referenciada no site, à recusa de atendimento por médicos e hospitais. Para expressar a insatisfação, a assistente de pesquisa Rúbia Juliana Nazareth, de 39 anos, criou no Facebook a comunidade Golden Cross x Unimed Rio.

"Minha mãe tinha Golden Cross desde 1993. Na última semana, teve três consultas desmarcadas porque nem os médicos sabem como proceder. Até agora ela não recebeu a carteirinha do novo plano, nem o livro com a rede referenciada. A gente fica perdida. Se algo acontecer, não sei para onde levá-la", reclamou. Depois de postar a queixa, recebeu uma resposta da Unimed Rio em seu perfil pessoal, orientando a beneficiária a acessar a carteirinha virtual, no site, e imprimi-la. Com o documento, ela tem acesso à rede de médicos e hospitais online.

No Rio, a psicopedagoga Luciane Rocha Nogueira, de 34 anos, foi surpreendida com o "rebaixamento" de seu plano. Ela antes podia ir ao Hospital Copa D'Or, agora não tem mais direito de ser atendida na instituição. "O Copa D'Or disse que aceita Unimed Ômega e me deram Unimed Delta 2. Como consumidora me sinto muito lesada. Não explicam nem qual parâmetro usaram para escolher a que grupo pertenço agora. Me obrigaram a aceitar uma carteirinha da Unimed Delta 2 que não atende a tudo o que eu tinha", disse.

A Unimed Rio informou que a rede foi atualizada e o hospital teria de aceitar o plano Delta 2. Na recepção do Copa D'Or, os funcionários pedem que o beneficiário apresente também a carteirinha da Golden Cross para provar que o consumidor era do plano Especial. Também disse que oferece "rede de atendimento superior à da Golden Cross. "A rede do Sistema Unimed tem 110 mil médicos cooperados em todo o Brasil e mais de 3 mil hospitais credenciados. A rede hospitalar que atendia aos clientes Golden Cross está garantida, conforme as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)", informou em nota.

Segundo a ANS, a Unimed Rio tem que manter os mesmos contratos e a mesma rede hospitalar. "Não há obrigatoriedade de manutenção dos mesmos profissionais, clínicas e laboratórios, mas todas as especialidades terão que ser ofertadas e os beneficiários terão que ser atendidos em tempo oportuno, dentro dos prazos estipulados pela ANS", diz a agência.

Acompanhe tudo sobre:direito-do-consumidorEmpresasGolden CrossPlanos de saúdeServiçosUnimed

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro