Minhas Finanças

Citigroup e Merrill Lynch esperam nova injeção de capital estrangeiro

Nos últimos 12 meses, as instituições perderam cerca de 50% do seu valor de mercado e substituíram os seus presidentes executivos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Para compensar parte das perdas bilionárias que as instituições financeiras tiveram com a crise do crédito imobiliário de alto risco (subprime) nos Estados Unidos, o Citigroup e o Merrill Lynch comunicaram hoje ao mercado que estão em negociações para receber uma nova injeção de capital. De acordo com o jornal nova-iorquino, The Wall Street Journal, o Citigroup espera receber 10 bilhões de dólares de um governo estrangeiro. Já o Merrill Lynch prevê receber uma quantia de 3 a 4 bilhões de dólares, proveniente de um fundo de investimento do Oriente Médio.

Além do reforço monetário, o Citigroup afirmou que deverá reduzir pela metade os dividendos da empresa, uma medida que pode acarretar numa economia de 5 bilhões dólares por ano. Esta não é a primeira vez que o Citi tenta suavizar suas perdas. Recentemente, a instituição afirmou que estuda a possibilidade de vender alguns de seus ativos, como a participação de 24% que possui na brasileira Redecard, a unidade Student Loan Corp e seus negócios de finanças de consumo no Japão.

Para se ter uma idéia do prejuízo acumulado, nos últimos 12 meses, o Merrill e o Citi chegaram a perder cerca de 50% do seu valor de mercado e substituíram os seus presidentes executivos. Segundo analistas, a tendência é que continuem contabilizando prejuízos. Na próxima semana, Citi e Merrill devem divulgar seus demonstrativos financeiros do quarto trimestre de 2007. Na pior das hipóteses, o Citigroup poderá registrar um prejuízo de 18,7 bilhões de dólares e será obrigado a cortar o seu dividendo em 40%. Para o Merrill Lynch, a expectativa é somar 11 bilhões de dólares em perdas.

Para sair da crise, vários bancos americanos receberam uma injeção de fundos asiáticos. Em dezembro o Merril conseguiu levantar cerca de 7,5 bilhões dólares depois de vender uma participação na empresa para um fundo de investimentos do governo de Cingapura e um gerente de ativos. O Citigroup, por exemplo, recebeu uma injeção de capital de 7,5 bilhões de dólares de um fundo de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em troca de 4,9% de participação no banco. O UBS vendeu por 11,5 bilhões de dólares mais de 10% de suas ações para um fundo do governo de Cingapura e para um investidor do Oriente Médio que não teve a sua identidade revelada .O Morgan Stanley recebeu uma injeção de 5 bilhões de dólares do fundo do governo chinês, ao mesmo tempo em que anunciou que suas perdas com títulos lastreados em hipotecas subprime foram maiores que as esperadas, resultando em seu primeiro prejuízo trimestral.

Às 12h50, horário de Brasília, as ações do Citi estavam cotadas na Bolsa de Nova Iorque a 27,35 dólares, com queda de 0,51%. As do Merrill estavam cotadas a 49,71 dólares, com queda de 1,53%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quais sites evitar na Black Friday 2024? Veja lista

Black Friday 2024: quais são os golpes mais comuns e como se proteger

Ampliação de portfólio e aposta Open Finance: a estratégia do Bom Pra Crédito para crescer

Mega da Virada de R$ 600 milhões: saiba como apostar e quanto pode render na poupança