Minhas Finanças

Cheques sem fundos aumentam em maio

Alta foi de 5,8% em relação a abril. A cada mil cheques compensados, 23,7 foram devolvidos por falta de pagamento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

O número de cheques devolvidos por falta de fundos cresceu 5,8% em maio na comparação com abril, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (14/6) pela Serasa. A cada mil cheques compensados, 23,7 eram sem fundos. Dos 153,2 milhões de cheques compensados no mês passado, 3,6 milhões retornaram porque seus emissores não possuíam saldo suficiente na conta corrente. De acordo com a Serasa, o aumento deve-se ao maior número de dias úteis em maio, em relação a abril.

Na comparação com maio de 2005, a alta foi ainda maior, 23,4%. Na ocasião, foram devolvidos por falta de fundos 19,2 cheques a cada mil compensados. Nos cinco primeiros meses desse ano, dos 734,5 milhões de cheques compensados, 16,1 milhões eram sem fundos. Isso significa que, a cada mil cheques, 22 não tinham fundos.

Para os técnicos da Serasa, a evolução dos indicadores em relação a 2005 reflete a grande expansão de crédito para pessoa física que tem no cheque pré-datado um dos principais instrumentos para as vendas a prazo. Outro fator apontado para a inadimplência são as dívidas assumidas no Natal e em datas festivas, como a Páscoa.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões

Influenciadoras de Wall Street: como elas estão democratizando as finanças pessoais

Banco Central amplia regras para instituições participarem do Pix