Minhas Finanças

Carteira de motorista pode ser renovada pela internet em SP; veja como 

O serviço está disponível em todo o estado de São Paulo e vale para todas as categorias de CNH

CNH: o processo eletrônico está disponivel para quem não quer alterar dados no documento (Rodrigo Sanches/Exame)

CNH: o processo eletrônico está disponivel para quem não quer alterar dados no documento (Rodrigo Sanches/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 1 de outubro de 2020 às 15h50.

O Detran- SP informou que o processo de renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) pode ser feito online, por meio da plataforma do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). 

O serviço está disponível em todo o estado de São Paulo e vale para todas as categorias de CNH. Após a emissão, o documento será disponilibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a versão impressa enviada via correio no endereço cadastrado no Detran.SP.

O processo eletrônico está disponivel para quem não quer alterar dados no documento, como nome e categoria e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada. Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Renovação de CNH. 

O primeiro passo é preencher o cadastro e agendar o exame médico em uma clínica credenciada pelo Detran.SP. Para quem exerce atividade remunerada (EAR) e precisa fazer exame psicológico para inclusão deste dado na carteira, também será indicado um profissional cadastrado.

Após a realização e aprovação no exame, o motorista deverá pagar a taxa de emissão do documento nos bancos cadastrados (Santander, Banco do Brasil ou Bradesco), que também pode ser feito por meio eletrônico. 

A foto será a mesma utilizada na carteira anterior, a não ser que tenha havido alguma mudança na aparência do cidadão (não utiliza mais óculos, por exemplo).  Concluído o processo, a versão impressa é encaminhada ao motorista e para quem optar pela versão digital serão enviadas, por email, orientações de como proceder por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 Vale lembrar que em função da pandemia do coronavírus e de acordo com a Deliberação nº 185, de 19 de fevereiro de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as CNHs e Permissões Para Dirigir (PPDs) vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 tiveram validade prorrogada por tempo indeterminado.

 CNH Digital

Para aqueles que já desejam fazer a CNH digital, após a renovação da habilitação que virá com um QR Code (código de barras), basta solicitá-la por meio do aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO (empresa de tecnologia do governo federal). A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

 “Estamos trabalhando para levar os serviços oferecidos pelo Detran.SP à toda população do Estado. Nosso objetivo é usar a tecnologia para agilizar o acesso e trazer resoluções mais rápidas e seguras aos motoristas, especialmente neste período de pandemia. Para isso, hoje o Detran.SP disponibiliza mais de 60 serviços pelos canais digitais e queremos avançar cada vez mais facilitando os procedimentos”, explica Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarteira de habilitação (CNH)sao-pauloTrânsito

Mais de Minhas Finanças

Banco Central comunica vazamento de dados de clientes da Caixa

Primeira parcela do 13º salário será paga neste mês; veja quando

Quem se aposentou a partir de junho pelo INSS vai receber 13º salário em cota única neste mês

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões