Minhas Finanças

Câmara aprova aposentadoria total de servidor por invalidez

Em primeiro turno, a Câmara dos Deputados aprovou PEC que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez


	Câmara dos Deputados, em Brasília: PEC precisa agora ser aprovada em segundo turno pela Câmara
 (Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)

Câmara dos Deputados, em Brasília: PEC precisa agora ser aprovada em segundo turno pela Câmara (Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 17h25.

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 434/14), que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez.

A PEC foi aprovada pela unanimidade dos deputados presentes à sessão: 369 votos a favor e nenhum contrário.

De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a PEC precisa agora ser aprovada em segundo turno pela Câmara, para então ser encaminhada à discussão e votação no Senado Federal, também em dois turnos de votação.

Antes da votação, o texto teve que ser submetido ao governo para evitar a possibilidade de interpretação que poderia gerar questionamentos para pagamentos retroativos.

Segundo o texto aprovado da PEC, o servidor da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e se aposentou ou venha a se aposentar por invalidez permanente, receberá vencimento integral igual à remuneração do cargo efetivo que ocupava quando se deu a aposentadoria.

Para os que ingressaram no serviço público a partir de 1º de janeiro de 2004, as regras para a remuneração da aposentadoria por invalidez obedecerão à média das maiores remunerações - 80% do período contributivo -com limite da última remuneração no cargo efetivo.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaCâmara dos DeputadosPolítica no BrasilServidores públicos

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro