Minhas Finanças

Calculadora mostra se vale mais comprar ou alugar o imóvel

Ferramenta do ZAP mostra se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel de acordo com o preço do aluguel pago pela casa ou apartamento


	Ferramenta do ZAP mostra se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel de acordo com o preço do aluguel pago pela casa ou apartamento
 (wgmbh/Thinkstock)

Ferramenta do ZAP mostra se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel de acordo com o preço do aluguel pago pela casa ou apartamento (wgmbh/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2015 às 06h01.

São Paulo – A Calculadora FipeZap mostra ao usuário se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel do ponto de vista financeiro.

Ao informar alguns dados sobre as condições da simulação, ou utilizar as informações previamente preenchidas pelo ZAP, a ferramenta apresenta um determinado valor como base. Se o valor de locação do imóvel for menor do que o apontado, o aluguel é mais vantajoso. Já se o valor for superior, comprar a unidade compensa mais.

A indicação do valor é uma maneira prática de comparar a valorização do imóvel com a rentabilidade que poderia ser obtida pelo comprador caso ele investisse o dinheiro da compra e continuasse a pagar aluguel, o chamado custo de oportunidade.

Se investimentos alternativos renderem menos do que a valorização do imóvel, vale mais a pena comprar a unidade. Porém, se a rentabilidade da aplicação for superior ao valor do aluguel, é melhor optar pelo aluguel e aplicar o valor que seria usado na compra.

Atualmente, as taxas de juros altas e a valorização dos preços dos imóveis abaixo da inflação podem fazer com que o aluguel seja mais atrativo, diz Eduardo Zylberstajn, coordenador do Índice FipeZap. “No entanto, é necessário considerar o cenário durante todo o tempo do financiamento ou prazo em que se pretende viver no imóvel”.

A ferramenta considera que os imóveis tenham uma valorização média de 6% ao ano. Portanto, a calculadora serve apenas como um indicador, pois pode não representar de forma precisa a valorização dos imóveis no futuro.

Como é feito o cálculo

Para chegar ao resultado, o usuário pode preencher por conta própria as informações solicitadas ou pode usar os valores sugeridos pelo ZAP. Os dados solicitados são: taxa média de juros paga em investimentos alternativos, taxa de do financiamento, prazo do financiamento, período em que o usuário pretende viver no imóvel, valor de compra do imóvel, valor de entrada necessário para financiar a casa ou apartamento e custo do seguro-fiança.

Os valores sugeridos pelo ZAP serão atualizados de tempos em tempos.

Além disso, a calculadora também leva em conta alguns valores pré-fixados pelo Zap e pela Fipe. Conforme mencionado, a ferramenta considera, por exemplo, que os preços de venda e de locação dos imóveis variam 6% ao ano (percentual médio estimado para a inflação pelo ZAP), e que os imóveis também têm uma depreciação de 1% ao ano, decorrente de questões como o desgaste do imóvel (essa taxa foi apurada por meio de um estudo realizado pelo ZAP).

Outros valores que estão incluídos no cálculo são os custos com cartório e taxa de corretagem, que incidem no momento de venda do imóvel.

O cálculo só pode ser feito para imóveis localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo do ZAP é incluir mais cidades na ferramenta ao longo do tempo. 

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisCalculadoras e simuladoresguia-de-imoveisImóveisrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões