Minhas Finanças

Caixa reduz juros do financiamento de imóveis para 6,25% ao ano

Nova taxa mínima começa a valer na próxima quinta-feira, 22

Redução da taxa mínima foi de 2,5 pontos percentuais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Redução da taxa mínima foi de 2,5 pontos percentuais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 15h36.

Última atualização em 20 de outubro de 2020 às 14h44.

A Caixa anunciou nesta quarta-feira, 14, a redução da taxa mínima para financiamento de imóveis no banco para 6,25% ao ano mais TR. A nova taxa passa a valer a partir da próxima quinta-feira, 22 de outubro, no simulador habitacional do banco.

A medida vale para a linha indexada à TR que utiliza recursos do SBPE, voltada para a classe média. A linha de crédito terá taxa máxima de 8% mais TR. O banco estima conceder mais de 14 bilhões de reais em crédito imobiliário SBPE até o fim deste ano.

A última vez em que o banco havia reduzido os juros foi em outubro de 2019, quando cortou a taxa mínima de 7,5% para 6,75%. Agora, portanto, a redução da taxa foi de 0,5 ponto percentual, tanto a inicial quanto a máxima da linha.

Desde dezembro de 2018 o banco reduz continuamente a taxa cobrada, seguindo a forte queda da Selic no período. Naquele mês, cobrava, no mínimo, 8,75% ao ano no crédito imobiliário. Ou seja, desde então houve uma redução de 2,5 pontos percentuais da taxa.

Para ter ideia, em um financiamento de 200.000 reais em 360 meses a prestação inicial, com a taxa mínima de 6,25%, será equivalente a 1.568,52 reais. Com juros de 8,75%, era equivalente a 1.958,48 reais.

A partir de 19 de outubro, a Caixa passa a oferecer a todos os clientes a possibilidade de contratar o financiamento imobiliário de forma 100% digital pelo aplicativo Caixa Habitação. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. O cliente só precisará ir à agência para assinar seu contrato.

O banco também anunciou a renovação, até o dia 30 de dezembro, da carência de pagamento de seis meses para novos contratos. Nesse período, o mutuário pagará seguros e taxa de administração do contrato. A expectativa é que 30.000 clientes possam ser beneficiados. Desde julho o banco está incluindo no financiamento custos com cartório e ITBI.

Ajuda após fim da pausa no pagamento

A Caixa também anunciou que a partir de agora os mutuários terão a possibilidade de pagar parcial das prestações para famílias com orçamento restrito na pandemia.

É uma forma de o banco ajudar quem está com dificuldade em retomar o pagamento das prestações após a pausa de seis meses nos pagamentos. Anunciada em maio, quem optou pela pausa logo no início deve retomar os pagamentos das prestações já no mês que vem.

O mutuário terá duas possibilidades, conforme seu perfil: pagar apenas 75% das prestações por seis meses, ou pagar entre 50% e 75% das prestações por três meses. A opção pode ser feita pelo app Caixa Habitação. Mais de 620.000 clientes poderão ser beneficiados com a medida.

O novo pacote de ações anunciado pela Caixa poderá impactar 830.000 famílias, correspondendo a 83 bilhões de reais em recursos, entre novos negócios e negociação de contratos ativos.

Recorde no crédito imobiliário

A Caixa, que voltou a liderar a concessão de financiamento para casa própria, com 69% da fatia do mercado de crédito imobiliário do país, atingiu em outubro a marca histórica de 500 bilhões de reais de carteira nessa modalidade de empréstimo.

De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, a Caixa já tinha registrado em julho deste ano o maior volume mensal de crédito imobiliário desde 2017. O saldo da carteira de crédito habitacional da Caixa cresceu 13,4% desde janeiro de 2019, quando totalizava 441 bilhões de reais.

Somente nesta gestão, desde o início do ano passado, foram concedidos 172 bilhões de reais em crédito imobiliário, beneficiando 887.000 famílias e 2,8 milhões de pessoas.

No mesmo período, foram contratados 3.600 empreendimentos para a produção de 450.000 novas unidades habitacionais, gerando 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

De janeiro de 2019 até agosto, a participação de mercado da Caixa na contratação de financiamentos imobiliários com recursos do SBPE evoluiu de 24,8% para 44,9%.

      Acompanhe tudo sobre:BancosCaixafinanciamento-de-imoveisguia-de-imoveis

      Mais de Minhas Finanças

      Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

      Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

      Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

      Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro