Minhas Finanças

Caixa dá cartão de débito virtual para quem receber auxílio emergencial

Cartão pode ser gerado pelo app Caixa Tem e permite comprar em cerca de mil lojas online

Benefício é válido para quem optou por receber o auxílio pela poupança social digital da Caixa (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Benefício é válido para quem optou por receber o auxílio pela poupança social digital da Caixa (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de maio de 2020 às 19h03.

Última atualização em 19 de maio de 2020 às 17h04.

Todos os trabalhadores que recebem o auxílio emergencial de 600 reais (com exceção dos beneficiários do Bolsa-Família) irão a partir de agora receber o valor primeiro pela poupança social digital da Caixa. Apenas no início do calendário de saque o valor será automaticamente transferido para a conta-poupança do banco ou para outras instituições financeiras.

Por isso, a partir de agora a Caixa vai oferecer cartão de débito virtual para compras pela internet e também para pagamento de contas de concessionárias para que esse dinheiro possa ser movimentado antes da transferência ou saque.

A emissão do cartão pelo banco é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem que para isso o beneficiário tenha de sair de casa.

Para gerar o cartão basta acessar o aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção "Cartão de débito virtual", logo na tela inicial. Com mais dois passos o app envia a imagem do cartão com os dados para o usuário utilizar na internet.

Para usar o cartão de débito virtual basta inserir os dados informados pelo aplicativo nos sites e aplicativos que aceitam débito. São mais de 1.000 lojas online que aceitam o cartão, bem como sites de concessionárias, como de energia e água.

EXAME Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos

As compras são seguras porque para cada transação é gerado um código de segurança, enquanto nos cartões normais o número é sempre o mesmo. Para as compras recorrentes, o número é salvo e não é preciso gerar um código a cada compra.

As últimas notícias do auxílio emergencial

Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialBancosCaixaCoronavírusorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário