Invest

Caixa cria poupança digital para pagar PIS a quem não tem conta no banco

As contas serão abertas de forma automática a partir desta terça. Primeiros a receber serão os trabalhadores nascidos entre julho e novembro

Agências da Caixa são um dos locais onde é possível realizar o saque do auxílio emergencial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agências da Caixa são um dos locais onde é possível realizar o saque do auxílio emergencial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de dezembro de 2020 às 09h47.

A Caixa Econômica Federal pagará pelo aplicativo Caixa Tem — a trabalhadores que não têm conta no banco — o abono salarial do PIS 2020/2021 referente às declarações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2019 que foram entregues fora do prazo ou retificadas pelos empregadores até 30 de setembro deste ano.

Sabia que a velha poupança bateu recorde na pandemia? É o jeito certo de começar a poupar? Aprenda na EXAME Academy

A partir desta terça-feira, contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita para o recebimento do benefício, sem a necessidade de apresentação de documentos ou de comparecimento às agências.

Na segunda-feira, o Caixa Tem, usado pelo banco estatal para o pagamento do Auxílio Emergencial e do resgate do FGTS, ficou fora do ar “em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.

Os primeiros a receber serão os trabalhadores com direito ao benefício que nasceram entre julho e novembro. Os que fazem aniversário entre dezembro e junho seguirão o atual calendário, baseado no mês de nascimento.

Nascidos em dezembro receberão no dia 15 deste mês ainda. Nascidos em janeiro e fevereiro, no dia 19 de janeiro. Nascidos em março e abril, no dia 11 de fevereiro. Nascidos em junho e julho, no dia 17 de março.

O valor do abono salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019. Uma vez depositado, o dinheiro poderá ser movimentado pelo Caixa Tem para o pagamento de contas e compras. Os interessados também poderão fazer saque e transferência bancária.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial, conforme a categoria da empresa.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil (BB).

A consulta do direito ao benefício — e do valor liberado — pode ser realizada por meio do app Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207) e no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/.

Acompanhe tudo sobre:CaixaPIS/Pasep

Mais de Invest

Ações da GE Aerospace disparam para maior valor em 25 anos após 2º trimestre acima das expectativas

Gigante do setor ferroviário nos EUA, Union Pacific estuda compra de rival, diz jornal

PepsiCo vai reformular Lay's e Tostitos sem corantes e sabores artificiais

Escalada das ações da Oracle pode levar empresa a atingir feito que só 13 empresas conseguiram