Minhas Finanças

Caixa começa a pagar PIS para quem tem até 59 anos

Diferente dos saques anteriores, não há prazo final para a retirada do dinheiro

Fila na Caixa: saque segue calendário conforme MP aprovada pelo governo federal (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Fila na Caixa: saque segue calendário conforme MP aprovada pelo governo federal (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 2 de setembro de 2019 às 17h02.

Última atualização em 3 de setembro de 2019 às 13h16.

São Paulo - Começou nesta segunda-feira (2) o calendário de pagamentos do PIS para cotistas com até 59 anos. Diferente dos saques anteriores, não há prazo final para a retirada do dinheiro.

O calendário segue a Medida Provisória 889/2019, assinada pelo governo federal, que disponibiliza a qualquer titular da conta individual dos participantes do PIS/Pasep o saque integral do seu saldo, de acordo com o calendário.

Com abertura dessa nova fase de pagamento, agora todos os participantes cadastrados no PIS até 4 de outubro de 1988 que tenham saldo na conta poderão sacar o valor.

Quem tem direitoRecebem a partir de
Crédito em conta na Caixa para todas as idades19/08/2019
A partir de 60 anos26/08/2019
Até 59 anos02/09/2019

Até o momento, a Caixa já pagou 269 milhões de reais para 428 mil trabalhadores. O banco liberou 18,3 bilhões de reais das cotas do PIS a 10,4 milhões de trabalhadores, que podem sacar os valores a qualquer tempo.

Como sacar

Os saques de até 3 mil reais podem ser feitos com o Cartão do Cidadão e a Senha Cidadão nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto.

Os valores acima de 3 mil reais devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto, por cotistas que não possuem Cartão do Cidadão e Senha.

O beneficiário legal, na condição de herdeiro, pode comparecer a qualquer agência portando documento oficial de identificação com foto e outro que comprove sua condição de sucessor para realizar o saque.

Em outros casos, o representante legal do cotista pode retirar o saldo mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque das cotas.

Para atender aos trabalhadores com direito a cotas do PIS, a Caixa criou um site onde é possível consultar o direito às cotas, além de valores, calendário de pagamento, locais para o saque e documentação necessária.

O cotista também pode acessar as informações pelo aplicativo Caixa Trabalhador e nos terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão e Senha do Cidadão.

A Caixa alerta que não envia links e não solicita confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou Whatsapp. Os canais oficiais do banco são as únicas fontes seguras de informação ao trabalhador.

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaDinheiroorcamento-pessoalPIS/Pasep

Mais de Minhas Finanças

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio