Minhas Finanças

Bovespa lança simulador do mercado de ações

Ferramenta se assemelha a um Home Broker e classifica o desempenho dos usuários, que concorrem a prêmios

Ferramentas de compra e venda, stop e start e cotações de ações no simulador da Bolsa (.)

Ferramentas de compra e venda, stop e start e cotações de ações no simulador da Bolsa (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2010 às 13h03.

São Paulo - A BM&FBovespa lançou hoje um novo simulador do mercado de ações, o SimulAção, voltado para quem quer aprender como funciona o mercado antes de começar a investir de verdade. A ferramenta é gratuita e imita o funcionamento de um Home Broker, plataforma que permite a negociação de ações via internet. O usuário acompanha o valor real das cotações dos papéis, pode realizar todas as operações possíveis no mercado à vista e é classificado de acordo com seu desempenho. Ao final de um ano, os investidores mais bem-sucedidos serão premiados.

O simulador apresenta todas as funcionalidades de um Home Broker normal: tela de envio de ordens de compra e venda, start de compra (para programar a compra a determinada cotação), stop loss e stop gain (ferramentas para limitar perdas e ganhos quando o ativo atinge o preço programado) e possibilidades de customização da tela, inclusive para acompanhar os preços das ações. O simulador acompanha as cotações reais dos ativos, porém com um atraso de 15 minutos.

Apesar do delay, o SimulAção se aproxima bastante da realidade. Não só pela interface, mas também porque o usuário pode operar todos os papéis negociados na Bolsa, além de ter descontado as taxas normalmente cobradas dos investidores: os emolumentos (pagos à Bolsa) e taxas de corretagem e custódia baseadas nas médias das taxas reais praticadas pelas corretoras. Mas é preciso ficar atento, pois a plataforma não disponibiliza ferramenta para cálculo do Imposto de Renda. Por isso, quem deseja simular rendimentos reais precisa calcular o desconto por conta própria.

Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no site da BM&FBovespa e começar a operar. O usuário recebe inicialmente 100.000 reais fictícios para montar uma carteira de ações. Ao final do período de um ano, os investidores virtuais mais bem-sucedidos nos três diferentes rankings - geral, universitário e feminino - serão premiados. O primeiro lugar geral receberá 5000 reais para investir em ações e os demais ganharão iPads, iPhones e iPods. Para ajudar quem ainda não conhece o funcionamento de um Home Broker, o SimulAção conta, ainda, com um tutorial em vídeo.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresCalculadoras e simuladoresEmpresasEmpresas abertasHome brokerMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio