Minhas Finanças

Bolsas de dar inveja

Por que algumas peças das grifes mais famosas podem custar até 350 000 reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 17h40.

Existem várias razões para que uma bolsa luxuosa, dessas usadas pelas bilionárias em ocasiões especiais, custe quase o mesmo que um carro popular. A principal delas é o peso da marca. Especialistas afirmam que o nome do fabricante aumenta em 40%, no mínimo, o valor do produto. Outro ponto são os cuidados que as grandes empresas do setor têm com a fabricação. A Louis Vuitton, por exemplo, mantém uma fazenda de crocodilos cujo couro é aproveitado em sua coleção. O custo dessa estrutura, claro, é transferido para as bolsas. Mas uma parte considerável do preço deve ser creditada ao tipo de acabamento das peças. Dependendo do material com que são confeccionadas e da presença de pedras preciosas, o valor pode bater nas alturas. As que são feitas de couro de crocodilo, por exemplo, custam algo como 15 000 reais. As que exigem mais tempo para ficar prontas e são fabricadas em quantidades menores também têm valor mais elevado.

No campo das extravagâncias, o destaque absoluto vai para a bolsa Kelly, usada por Grace Kelly e fabricada pela Hermès, na França. Um modelo com detalhes em brilhantes pode custar até 100 000 euros, ou 350 000 reais. Isso mesmo: 350 000 reais. A Kelly é feita por encomenda. A cliente escolhe o material que será utilizado (entre tipos de couro, pele e jóia) e espera no mínimo um ano para levá-la para casa. Existem outros exemplos de modelos exclusivos. Marcas famosas, como Gucci, Prada, Pollignanno Al'Mare e Chanel, não ficam atrás -- também têm opções caríssimas.

O mercado das grandes marcas mundiais gira em torno de 80 bilhões de dólares anuais. Nos últimos dois anos, a estimativa é que tenha crescido de 12% a 15%. Só no Brasil, os acessórios de luxo tiveram aumento de 25% a 30% em apenas cinco anos. É um processo que vem em ritmo acelerado de expansão. As melhores grifes preocupam-se com o que produzem e cobram pelo nome e pela qualidade. O consumidor, por sua vez, compra status e satisfação pessoal. Consuelo Pascolato Blocker, consultora de moda e uma das principais especialistas no assunto no país, resume com precisão o sentimento da consumidora que compra esse tipo de produto: "Essas bolsas vendem sonhos. Não vão me deixar mais bonita nem mais magra, mas vão me fazer mais feliz".
 

 

Divulgação
1 - Hermès: 100 000 euros
2 - Chanel:5 480 reais
3 - Dolce & Gabbana: 3 340 reais
4 - Marc Jacobs: 4 000 reais
5 - Giorgio Armani: 9 960 reais
6 - Gucci: 3 690 reais
7 - Prada: 3 000 reais

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

6 direitos que você tem ao comprar produtos durante a Black Friday

Quais sites evitar na Black Friday 2024? Veja lista

Black Friday 2024: quais são os golpes mais comuns e como se proteger

Ampliação de portfólio e aposta Open Finance: a estratégia do Bom Pra Crédito para crescer