Bolsa: negociações serão paralisadas no feriado de 7 de setembro (Patricia Monteiro/Bloomberg)
Repórter de finanças
Publicado em 5 de setembro de 2023 às 10h59.
A B3 não abrirá na quinta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. As negociações voltarão normalmente na sexta-feira, 8, após o feriado.
Segundo informou a empresa, não haverá qualquer tipo de negociação no dia devido ao recesso, seja no mercado de renda variável, câmbio, tesouro direto, entre outros.
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.
Agências bancárias também não abrirão nesta quinta-feira, 7. De acordo com o calendário oficial da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Conselho Monetário Nacional (CMN) estipula que o dia é considerado feriado nacional e, por isso, não haverá expediente bancário.
As áreas de autoatendimento seguem disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto no feriado quanto no final de semana subsequente.
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, ou seja, na sexta-feira, 8.
Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).