Minhas Finanças

BNDES pode financiar a compra da Varig, afirma Mantega

Guido Mantega, novo presidente da instituição, afirma que está aberto a conversar com grupos interessados em adquirir a companhia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou que a instituição pode financiar grupos interessados em comprar a Varig. A outra alternativa seria injetar novos recursos na companhia, por meio de linhas de crédito do banco, mas Mantega descartou essa possibilidade.

Algumas companhias aéreas, como a Gol e a TAM, já manifestaram interesse na compra da Varig, mas ainda não procuraram a diretoria do BNDES. "Ainda não conversei com nenhum representante da Gol e da TAM, mas estou aberto à conversa, se houver interesse dessas empresas em obter recursos para absorver as operações da Varig", disse Mantega.

Ele ressaltou, porém, que isso não significa que o BNDES agirá como um "hospital de empresas". Os grupos interessados no negócio deverão se enquadrar nos modelos de financiamento já existentes no banco.

Entre as dificuldades enfrentadas pela Varig, está uma dívida de 148 milhões de reais com a Infraero, que a empresa tenta negociar. Ontem (1/12), a empresa pagou cerca de 19 milhões de reais desse total. O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, determinou que a dívida total seja quitada até 22 de dezembro, sob pena de sofrer uma ação de cobrança judicial, como a movida contra a Vasp, que deve 11,5 milhões de reais à Infraero.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Golpe do 'morango do amor' usa preço baixo e engana consumidores; veja como se proteger

Lotofácil da Independência: Caixa abre apostas para prêmio de R$ 220 milhões; veja como participar

Mega-Sena: resultado do concurso 2.893; prêmio é de R$ 42 milhões

Quando será liberado o lucro do FGTS 2025? Veja se você tem direito