Invest

Bloquinho dos impostos: os 5 itens mais tributados do Carnaval

Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos

Bloquinho Carnaval: foliões que vão às compras para o Carnaval podem pagar quase 57% de impostos (Getty Images/Getty Images)

Bloquinho Carnaval: foliões que vão às compras para o Carnaval podem pagar quase 57% de impostos (Getty Images/Getty Images)

nIA Bot
nIA Bot

Ferramenta de inteligência artificial

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 17h34.

Os foliões que vão às compras para o Carnaval podem pagar quase 57% de impostos sobre alguns produtos típicos da festa. Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base na tabela do Impostômetro, aponta que itens como whisky, chope e fantasias estão entre os mais tributados no estado de São Paulo.

O whisky lidera a lista, com 56,40% de impostos . Na sequência, aparecem o chope (44,39%), a máscara de lantejoulas (46,38%) e a fantasia de Carnaval (45,66%). Outros itens populares na festa também têm tributações elevadas, como bijuterias (42,43%) e colares havaianos (38,97%).

Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, o impacto desses tributos pode ser reduzido com alternativas criativas. "Para quem não deseja desembolsar 45,66% em impostos nas fantasias, reutilizá-las ou improvisar pode ser uma boa opção", afirma.

Impostos altos e sem justificativa clara

Segundo o economista, a alta carga tributária no Brasil incide sobre o consumo em geral, mas, no caso de bebidas alcoólicas, há o argumento de desestimular o consumo excessivo. No entanto, produtos como máscaras e fantasias também possuem tributações elevadas sem uma justificativa aparente.

“A carga tributária brasileira é equivalente à da Grã-Bretanha, mas nossa renda por habitante é bastante inferior à dos países desenvolvidos”, explica Gamboa.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalImpostos

Mais de Invest

Pix por aproximação estreia nesta sexta; veja como funciona

Com mudança na composição acionária, Azul (AZUL4) anima mercado com EBITDA recorde

Renda fixa? Veja quanto as ações 'extremamente confiáveis' da Apple renderam nos últimos 10 anos

Tesouro Direto pode operar 24h por dia, diz Rogério Ceron