Minhas Finanças

Bem pago com valor poupado antes de casar entra no divórcio?

Advogado responde se um imóvel comprado durante o casamento, mas com recursos poupados antes da união, é dividido no divórcio


	Divórcio: advogado explica como ocorre a partilha do patrimônio no regime da comunhão parcial de bens
 (Thinkstock/Altrendo images)

Divórcio: advogado explica como ocorre a partilha do patrimônio no regime da comunhão parcial de bens (Thinkstock/Altrendo images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2016 às 05h00.

Dúvida do internauta: Eu tinha um imóvel e o vendi dois meses antes de me casar. Após casada, com o valor que obtive com a venda do imóvel, comprei dois terrenos no meu nome e no nome do meu cônjuge. Estou me divorciando. Vou precisar dividir os terrenos com ele, mesmo provando que eles foram comprados com o dinheiro da minha casa? Não me conformo com a lei. A divisão seria justa se tivéssemos trabalhado, juntado dinheiro, ou financiado os terrnos juntos, depois do casamento. Mas esse dinheiro era meu. 

Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*: 

Não, você não precisará dividir os terrenos com ele. No regime da comunhão parcial de bens, serão partilhados apenas os bens adquiridos na constância do casamento a título oneroso, ou seja, com trabalho e esforço de um ou de ambos, excetuando os bens recebidos por doação ou sub-rogação.

Nesse caso, os dois terrenos adquiridos após o casamento não serão objetos de partilha, pois foram adquiridos por sub-rogação, conforme determina o art. 1659, II, CC. Ou seja, você utilizou o produto da venda de um imóvel particular (adquirido antes do casamento), para adquirir esse bens na constância do casamento.

Contudo, para que você possa excluir esses dois terrenos da partilha, é preciso provar a origem do dinheiro que gerou a compra desses dois terrenos, para que o juiz tenha uma certeza documental que se tratam de imóveis sub-rogados.

*Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, mestre e doutor em direito civil e presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM).

Envie suas dúvidas sobre direito de família, herança e doações para seudinheiro_exame@abril.com.br e veja outras respostas de especialistas sobre herança, divórcio e os diferentes regimens de bens do casamento no tópico Direito Familiar.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoDireito familiarDivórciopatrimonio-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro