Minhas Finanças

BC e empresas promoverão semana de educação financeira

A primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que será realizada de 5 a 9 de maio, foi lançada nesta quinta-feira, 20, no Rio


	Mulher conta dinheiro: "A educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país", disse o presidente da CVM Leonardo Pereira, hoje à frente do Conef
 (Dado Galdieri / Bloomberg)

Mulher conta dinheiro: "A educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país", disse o presidente da CVM Leonardo Pereira, hoje à frente do Conef (Dado Galdieri / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2014 às 15h20.

Rio - O Brasil terá, no mês de maio, uma semana de eventos focada na difusão de iniciativas de educação financeira.

A primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira, que será realizada de 5 a 9 de maio, foi lançada nesta quinta-feira, 20, no Rio, pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

O Conef é formado pelo Banco Central, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Previc, Susep, Anbima, BM&FBovespa, Febraban, Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) e pelos ministérios da Fazenda, Educação, Previdência Social e da Justiça, e, entre outras coisas, estabelece diretrizes e objetivos para a Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada pelo governo em 2010.

"A educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país", disse o presidente da CVM Leonardo Pereira, hoje à frente do Conef.

Segundo Pereira, essa será a primeira mobilização nacional pela educação financeira, movimento que na visão das entidades pode contribuir para a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional, aumento da poupança nacional e tomada de decisões conscientes pelos consumidores.

Serão ao menos 60 eventos, entre virtuais e presenciais, em todo o País, inclusive cidades do interior. O site do evento - www.semanaenef.gov.br - traz a programação detalhada, orientações educativas e também explica como pessoas físicas e jurídicas podem se engajar.

Em abril, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) vai divulgar o primeiro Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira. O levantamento, feito com instituições e a sociedade civil, aponta um aumento desse tipo de iniciativa desde 2010. As informações sobre essas iniciativas ajudarão na tomada de decisões estratégicas para a ENEF.

A ENEF prevê que, entre os anos de 2014 e 2015, o programa de Educação Financeira nas Escolas, realizado com o Ministério da Educação, chegará a 3 mil instituições de ensino.

Acompanhe tudo sobre:AnbimaB3Banco CentralBancosbolsas-de-valoresCVMeducacao-financeiraEmpresasEmpresas abertasEventosFebrabanMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro