Invest

Bancos brasileiros apresentam instabilidade após 'apagão cibernético' desta sexta-feira

Usuários de quatro instituições relatam dificuldades para acessar serviços

Bradesco: o banco está no caminho certo para entregar um ROE pelo menos alinhado ao seu custo de capital nos próximos trimestres, diz Goldman (Eduardo Frazão/Exame)

Bradesco: o banco está no caminho certo para entregar um ROE pelo menos alinhado ao seu custo de capital nos próximos trimestres, diz Goldman (Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 19 de julho de 2024 às 09h27.

Última atualização em 19 de julho de 2024 às 14h51.

Bancos e fintechs brasileiras aparentaram também ter enfrentado problemas após o 'apagão cibernético' que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, após o defeito em uma atualização no software da empresa CrowdStrike.

O site Downdetector, que mostra quando há problemas em canais digitais, apontava reclamações de usuários dos bancos Bradesco, Next, Neon e Pan.  

Em nota enviada por e-mail, o Banco Central (BC) informou que os sistemas do órgão operam normalmente e não foram afetados.

O que diz a Febraban

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) acompanha o caso e disse que a maioria das instituições brasileiras estão normalizando os serviços. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente. Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante".

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

O que diz o Bradesco

Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.

O que diz a Neon

"A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, informa que sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes", disse o banco em nota.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaBancosFintechsBradescoBanco NeonBanco PAN

Mais de Invest

Cogna reduz em 72% prejuízo no 3º tri com crescimento de Kroton e já mira dividendos em 2025

Dona da Jeep, Stellantis enfrenta crise e corta mais de mil empregos nos EUA

ADRs de empresas chinesas têm queda no pré-mercado dos EUA após anúncio de pacote

IPCA, pacote fiscal, China, repercussão do Fomc e de Petrobras: o que move o mercado