EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A BTG (Banking and Trading Group), gestora de ativos do ex-presidente do UBS Pactual, André Esteves, adquiriu as operações do Lehman Brothers no Brasil. A instituição não informa o valor do negócio, mas afirma que o pedido de licença feito pelo Lehman Brothers ao Banco Central para se tornar banco no país será descontinuado.
“A infra-estrutura e equipe do Lehman Brothers Brasil são complementares à BTG e contribuirão para acelerar o crescimento do grupo”, diz a instituição em comunicado ao mercado. A BTG começou a ser formada no segundo semestre do ano passado, após André Esteves e outros executivos do UBS Pactual deixarem o banco. A instituição, entretanto, iniciou suas operações somente no mês passado, contando com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Nova York e Hong Kong.
André Esteves ficou conhecido pela sua rápida ascensão no mundo financeiro. Aos 22 anos, ingressou no antigo banco Pactual como técnico de informática e aos 37 era dono de cerca de 30% da instituição, se tornando o maior acionista do banco. Em 2006, fechou a venda do Pactual para o suíço UBS por 3,1 bilhões de dólares, mas continuou à frente das operações do banco, assumindo o cargo de presidente do UBS Pactual e comandando as operações mundiais de renda fixa do UBS.
Além de Esteves, a BTG tem outros dez fundadores. Entre eles, Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico de Social (BNDES).