Teste Latin NCAP: modelo foi testado pelo novo padrão pela primeira vez e obteve resultados preocupantes (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 4 de agosto de 2016 às 08h41.
Pela primeira vez, o Fiat Palio passou pelo novo padrão do Latin NCAP (programa para segurança veicular na América Latina e Caribe), que agora inclui impacto lateral nos testes.
Com isso, o modelo obteve resultados preocupantes: uma estrela para proteção de adultos e três para crianças. O chinês BYD F0 (não vendido no Brasil) foi ainda pior e terminou os testes com zero estrela para adultos e uma para crianças.
Nas últimas edições do Latin NCAP, o Palio equipado com dois airbags frontais apresentava as mesmas três estrelas para crianças, porém quatro para proteção de adultos.
Agora, com a adição dos testes de impactos laterais, o modelo tem apenas uma estrela para quem vai na frente. No impacto frontal, o órgão classificou o modelo como estável, com boa proteção para a cabeça do motorista e do ocupante, além do peito do ocupante.
Para os dois passageiros, os joelhos correm riscos por se chocarem contra estruturas perigosas do painel.
De lado, apesar da estrutura reforçada nas portas e nos painéis internos, a cabeça e a pelve do motorista tiveram proteção adequada, enquanto o abdome tem classificação fraca e o peito, pobre.
Fazem falta, de acordo com os testes, controle de estabilidade, ISOFIX e sistema de aviso de cinto de segurança para os demais ocupantes, além do motorista.
No caso do BYD, a classificação foi de uma estrela para proteção infantil e zero para a de adultos. O motorista apresentou grande contato com o volante, tornando a proteção para a cabeça fraca e de peito e pescoço pobres.
Os joelhos de ambos os ocupantes frontais se impactaram contra estruturas perigosas do painel, enquanto os pés do motorista correm riscos por uma ruptura da área em que eles se localizam. O chinês não tem airbags.