Dinheiro saindo pela janela: É possível mudar para um plano mais barato (Getty Images/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 09h35.
Dúvida do internauta: Em 2000 comecei a contribuir para um plano de previdência privada com taxa de carregamento de 9%.
Depois de 14 anos eu vejo que esta taxa é muito alta, pois o porcentual é retirado do valor de cada mensalidade. Além disto, o plano tem taxa de administração de 1%, descontada a cada três meses sobre o saldo de contribuições.
Restam ainda 11 anos para me aposentar. Devo mudar de plano?
Resposta de Fernando Meibak*
É muito positivo que você tenha a consciência de poupança de longo prazo. Os produtos de previdência no Brasil têm custos muito elevados, especialmente os planos antigos.
Uma taxa de carregamento de 9% é muito alta. A taxa de administração de 1% por trimestre também é extremamente elevada. Ou seja, o produto é muito ruim e eu pensaria seriamente em sair do plano.
Ao optar pela portabilidade do plano de previdência, é possível transferir o saldo para outra instituição financeira que ofereça custos menores.
Pesquise, pois existem no mercado planos com 1% de taxa de administração ao ano e que não cobram taxa de carregamento. Dá trabalho, mas é uma forma importante de reduzir custos.
Entenda se sair do plano de previdência antigo é uma cilada
Quando o plano de previdência joga ao seu favor
[videos-abril id="333ac6cb4aaf227de09b07c2147c33c5" showtitle="false"]
* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br