Minhas Finanças

As corretoras que ajudam o investidor a calcular o IR

Calculadora de IR já é oferecida por várias corretoras; conheça algumas

Quem não paga o IR em dia fica sujeito à cobrança de multa e juros pela Selic (Divulgação/Imovelweb)

Quem não paga o IR em dia fica sujeito à cobrança de multa e juros pela Selic (Divulgação/Imovelweb)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 14h57.

São Paulo – Para ajudar o investidor a descobrir quanto precisa pagar de IR a cada mês sobre os lucros de suas operações nos mercados de renda variável, muitas corretoras oferecem uma calculadora de IR a seus clientes. O serviço que antes era um diferencial já se tornou commodity, e hoje existem diversas calculadoras mais ou menos parecidas, porém com um ou outro serviço extra, dependendo do perfil de investidor.

Todas as corretoras oferecem, ao final de cada ano, o informe de rendimentos relativo às operações de seus clientes, para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual. Todas as operações, bem como ganhos e perdas, devem ser informadas ao Leão anualmente. Porém, o imposto sobre as operações não isentas deve ser pago mensalmente, e a responsabilidade pelo recolhimento é do próprio investidor. Embora as corretoras retenham pequena porção do IR na fonte, o restante deve ser quitado até o último dia útil ao mês seguinte à operação.

As calculadoras de IR, que fazem essa apuração mensal, são muito úteis nesse sentido. Elas ajudam o investidor a fazer o complexo cálculo do IR sobre seu ganho de capital, e muitas delas são integradas ao home broker e preenchidas automaticamente, à medida que o investidor vai operando. No fim do mês, basta ele preencher o DARF com os dados fornecidos pela ferramenta, sendo que algumas também automatizam essa etapa.

São tributados em 15% os lucros sobre a venda de mais de 20.000 reais em ativos de renda variável em um único mês, assim como o ganho de capital em operações day trade, tributado em 20%. O investidor pode deduzir do IR a pagar seus prejuízos, além de todas as taxas que paga para operar, como a corretagem.

A corretora retém na fonte 0,005% do IR devido no primeiro caso, e 1% no segundo caso. Essa retenção na fonte permite à Receita rastrear quem pagou ou não a parte que era de sua responsabilidade recolher. É por isso que quem atrasa o recolhimento do IR por meio do DARF está sujeito à multa, o que torna as calculadoras ainda mais úteis.

As calculadoras de IR geralmente são cobradas, e o custo costuma ser de 50 reais por mês. Porém, algumas corretoras oferecem o serviço de graça, como a Icap, a Banif, a Ativa e a Planner. Algumas permitem ao cliente acrescentar manualmente operações realizadas em outras corretoras, e há aquelas que calculam o IR sobre o ganho de capital com operações no segmento BM&F.

Quem não se importar de preencher a calculadora manualmente pode usar um serviço genérico disponível na internet, desses capazes de atender aos clientes de qualquer corretora. No site MyCapital, por exemplo, o investidor deve preencher a calculadora com os dados da corretora, o saldo inicial de sua carteira, o eventual prejuízo acumulado – que serve para abater o imposto devido –, e as notas de corretagem. Em seguida, será possível emitir o Demonstrativo de Capital e o Extrato Mensal de Rendimentos.


O MyCapital opera em sistema de créditos proporcionais ao número de operações cujo imposto o cliente deseja calcular. Os valores variam de 25 a 800 reais dependendo do pacote de créditos escolhido. Já o site Bússola do Investidor oferece um serviço semelhante, porém gratuito, de cálculo de IR. O site também permite o cadastro de mais de uma corretora e tipo de corretagem, mas é possível importar as notas de corretagem em PDF, HTML e TXT. O DARF é preenchido automaticamente, e é emitido pronto para ser pago. Tanto o MyCapital quanto a Bússola do Investidor calculam IR para operações com ações, opções e contratos futuros.

E se não pagar?

Na Declaração de Ajuste Anual, o investidor deve declarar suas operações mês a mês na aba “Renda Variável” do programa da Receita. Os impostos quitados devem ser informados no campo “Consolidação do Mês”, do contrário o programa entenderá que ainda há tributos pendentes.

Quem deixar de pagar o tributo sobre seus lucros dentro do prazo terá de pagar multa quando finalmente decidir regularizar sua situação. A alíquota é de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto devido. Além disso, também incidem juros de mora, equivalentes à Selic acumulada entre o primeiro dia útil do mês seguinte ao do vencimento do IR e o último dia do mês anterior àquele em que a pendência foi liquidada. A este percentual soma-se, ainda, um encargo de mais 1%.

Para essas pessoas, a maioria das corretoras que oferece calculadora de IR concede também a possibilidade de fazer cálculos referentes a anos anteriores. O programa GCap da Receita, utilizado para cálculo de IR sobre ganho de capital, também tem um campo específico para o investidor atrasado lançar o quanto deve a título de multa. A partir daí é emitido um DARF.

Veja a seguir uma descrição dos serviços de cálculo de IR oferecidos por algumas corretoras:

Ágora

Na Ágora, as operações também são importadas automaticamente para a calculadora de IR, que emite Extrato Mensal de Resultados, custo por ação, Extrato Auxiliar de IR Anual, Operações no Mês e Demonstrativo de Capital e Extrato de Fundo Imobiliário. A ferramenta permite ainda a inclusão manual de operações realizadas em outras corretoras e a geração do DARF mensal. O serviço custa de 20 a 30 reais por mês para os clientes Ágora, sendo 30 reais por mês anterior, e de 10 a 20 reais para clientes Platinum, sendo 10 reais por mês anterior.


Alpes/Wintrade

A calculadora de IR da Wintrade, home broker da Alpes Corretora permite que o cliente inclua manualmente operações feitas em outras corretoras – por exemplo, no caso de ter mudado de uma corretora para a outra. É possível gerar relatórios de acompanhamento, como extrato mensal, demonstrativo de capital e extrato auxiliar de IR anual, além de emitir o DARF. O serviço custa 50 reais por mês ou 300 reais por ano, um desconto de 50% em relação ao custo mensal.

Ativa Corretora

A Ativa expandiu sua calculadora de IR em 2012, tornando-a gratuita para todos os clientes e permitindo o cálculo do IR devido em operações do segmento BM&F. Antes, a ferramenta custava 50 reais por mês e calculava o IR devido apenas nas operações do mercado à vista. A isenção de taxa é retroativa a todos os meses até janeiro de 2011. A calculadora de IR da Ativa importa informações automaticamente e gera o DARF em um único clique.

Banif

A calculadora de IR do Banif é gratuita para todos os clientes. A ferramenta também é automática, desde que o cliente informe se tem crédito fiscal de anos anteriores. Ao verificar sua posição diária, o cliente já consegue visualizar quanto de imposto é retido na fonte, se há lucro ou prejuízo, e quanto ele estaria pagando de imposto. É possível imprimir o espelho de DARF, que auxilia no preenchimento do documento.

Coinvalores

A calculadora de IR da Coinvalores custa 10 reais por mês, sendo 25 reais por mês anterior solicitado ou 150 reais para o ano todo. O sistema realiza a importação automática de dados, calcula o IR devido em operações nos mercados à vista, a termo e de opções e gera o DARF. Também é possível importar manualmente dados de operações realizadas em outras corretoras para cálculo do IR devido.

Elite

A Elite CCVM oferece uma calculadora própria, feita em parceria com a Tema Sistemas, desenvolvedora do MyCapital. A ferramenta importa as informações automaticamente e emite o DARF, além de gerar o relatório com orientações para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do IR. Também é possível calcular o IR devido em operações feitas em outras corretoras, por meio da integração das informações contidas no PDF da nota de corretagem ou da digitação manual no sistema. O preço é de 50 reais por mês ou 300 reais por ano retroativo até 2008.


Gradual Investimentos

A ferramenta da Gradual Investimentos sai por 30 reais ao mês, inclusive para operações retroativas, que também podem custar 170 reais ao ano. A importação de dados é automática, assim como a emissão de DARF, e ainda é possível incluir manualmente operações realizadas em outras corretoras. São emitidos relatórios como Extrato Mensal de Resultados, Custo por Ação, Extrato Auxiliar de IR Anual, Operações no Mês e Demonstrativo de Capital e Extrato de Fundo Imobiliário.

HSBC

A corretora do banco HSBC também oferece uma ferramenta totalmente automática para seus clientes, a um custo de 50 reais por mês ou 300 reais por ano. Ela considera operações à vista e day trade, calcula o preço médio das ações, faz ajustes de proventos e abate prejuízos de operações anteriores. A calculadora também gera o DARF e o relatório contendo todas as informações para a Declaração de Ajuste Anual.

Icap

A Icap foi uma das primeiras corretoras a lançar o serviço, há dois anos. Na calculadora de seu home broker MyCap as operações em Bolsa são lançadas automaticamente, à medida que são executadas, na ferramenta “IR Fácil”, que já calcula o IR a ser pago e gera o DARF. O cliente não precisa fazer nada “na mão”, evitando perda de tempo e possíveis erros. O serviço é oferecido sem custo extra para os clientes dos planos Flex (10 reais por ordem) e Especial (20 reais por odem).

Omar Camargo

A Omar Camargo não oferece calculadora de IR, mas sim uma assessoria tributária que já calcula o IR devido para o cliente e entrega tudo pronto, com o DARF preenchido. O serviço custa 20 reais por mês.

Planner

A Planner oferece calculadora de IR apenas para alguns perfis de clientes, sem custo algum. Atualmente, 2.500 carteiras podem usufruir do serviço.

Sim Investimentos

Na Sim Investimentos, a calculadora importa e realiza a operação automaticamente, enviando todos os meses para o e-mail do cliente o relatório com o imposto a pagar. É contabilizado o IR para operações day trade, nos mercados à vista, a termo e de opções, e também no segmento BM&F. Não podem ser importadas informações de operações feitas em outras corretoras. O preço do serviço é 50 reais por mês.


Socopa

A Socopa acaba de lançar sua calculadora a um custo de 30 reais de taxa de adesão, mais 30 reais por mês. Não são cobrados valores adicionais pela retroação, pois o cálculo considera todo o histórico do cliente na corretora. A calculadora também informa o custo médio de aquisição de cada ação, o que ajuda o investidor a saber quanto está de fato ganhando ou perdendo com uma posição.

Spinelli

A Spinelli oferece o serviço “IR Pronto”, que realiza todos os cálculos para o cliente de forma automatizada, sem necessidade de preenchimento manual. O cliente também recebe um histórico das operações feitas ao longo do mês, podendo avaliar ganhos, prejuízos e se está na faixa de isenção. Atualmente, cerca de 30% dos clientes da corretora já aderiram ao serviço, que custa 15 reais por mês.

Título/Easynvest

Lançada recentemente, a calculadora de IR da Easynvest, home broker da Título Corretora, custa 50 reais na adesão, mais 50 reais a cada ano de manutenção.

Um Investimentos

A ferramenta “Um IR” importa as movimentações realizadas mensalmente, mas só calcula o IR após validação do cliente. É possível gerar informe de rendimentos, resumo para declaração de IR, DARF mensal, demonstrativo de capital, operações mensais e proventos. O custo da ferramenta é de 50 reais por mês, mas os atrasados que quiserem fazer o cálculo retroativo a outros anos (de 2006 a 2010), podem contratar o serviço por 300 reais para cada ano passado.

Walpires

A Walpires Corretora oferece o serviço a um custo de 50 reais por mês. É calculado o IR sobre os lucros de operações à vista, de aluguel de ações, opções, mercado a termo e segmento BM&F. As informações são carregadas automaticamente na calculadora, que envia um e-mail mensal com a movimentação, os ganhos e prejuízos a serem compensados futuramente. O preenchimento do DARF é de responsabilidade do cliente.

XP Investimentos

A calculadora de IR da XP Investimentos importa automaticamente as notas de corretagem, mostra o saldo de imposto devido e gera relatórios que indicam o lucro e o prejuízo com cada ativo por mês, o custo médio pago por ação, relatório de lucro total no mês, além de abater o prejuízo mensal de acordo com as regras da Receita Federal. A ferramenta é terceirizada e calcula o IR devido para operações à vista, de opções e a termo. O custo é de 50 reais por mês. No caso de cálculo de meses retroativos, o preço é de 300 reais por ano-calendário.

Acompanhe tudo sobre:AçõesCorretorasImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário