Minhas Finanças

Apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância

Pesquisa mostra que, na classe A, 57% dos brasileiros aprenderam noções de finanças em casa, com familiares, enquanto, na classe C, essa fatia cai para 38%

Criança e dinheiro (MarsYu/Thinkstock)

Criança e dinheiro (MarsYu/Thinkstock)

NF

Natália Flach

Publicado em 27 de abril de 2020 às 13h06.

Última atualização em 27 de abril de 2020 às 13h07.

Lidar com dinheiro torna-se mais fácil quanto mais se tem familiaridade com o assunto. O problema é que apenas 21% dos brasileiros de classes A, B e C com acesso à internet tiveram educação financeira durante a infância, segundo pesquisa Ibope Inteligência encomendada pelo banco C6 Bank.

O levantamento mostra que 38% dos entrevistados aprenderam noções de educação financeira na adolescência (dos 12 aos 17 anos de idade), 27% tiveram contato com o tema na juventude (dos 12 aos 24 anos) e 14% só aprenderam finanças pessoais na fase adulta (acima dos 25 anos).

Ao observar os números segmentados, a conclusão a que se chega é que a classe C adquire noções básicas de educação financeira mais tardiamente, com apenas 19% dos entrevistados tendo o primeiro contato com o assunto ainda na infância. Nas classes A e B, esse percentual é de 36% e 22%, respectivamente. 

Além disso, a família tem um papel primordial na educação financeira dos filhos nas classes mais altas. Na classe A, o percentual de entrevistados que relatam ter aprendido finanças pessoais em casa, com pais e familiares, é de 57%. Já na classe C, essa fatia cai para 38%.

A boa notícia é que, embora a menor parte dos entrevistados tenha tido contato com noções financeiras básicas na infância, hoje a maioria dos brasileiros declara que trata do tema com as crianças da família. Quando em dificuldade financeira, por exemplo, 77% dos entrevistados que têm criança em casa dizem compartilhar a situação com os filhos, explicando por que será necessário economizar.

A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros das classes A, B e C maiores de 16 anos, com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaiseducacao-financeira

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro