Minhas Finanças

ANS amplia coberturas de planos para 60 procedimentos

Foram incluídas coberturas que vão beneficiar pacientes de doenças como câncer de intestino e obesidade

Novas coberturas de planos de saúde entram em vigor em 1º de janeiro de 2012 (Heudes Regis /Veja São Paulo)

Novas coberturas de planos de saúde entram em vigor em 1º de janeiro de 2012 (Heudes Regis /Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 09h52.

São Paulo – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, nesta terça-feira (2) a lista dos 60 novos procedimentos que deverão ser cobertos pelos planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999. Muitos deles contemplam pacientes de doenças bastante comuns entre os brasileiros, como câncer de intestino, diabetes e obesidade.

As novas coberturas passam a valer em 1º de janeiro de 2012. Foram incluídas 41 cirurgias por vídeo - procedimento um pouco menos invasivo para cirurgias complexas, 13 exames, além da ampliação da indicação de alguns exames e consultas com nutricionistas, psicólogos e terapias ocupacionais.

Entre as cirurgias por vídeo incluídas estão procedimentos indicados para o tratamento de câncer de intestino, refluxo gastroesofágico e obesidade (cirurgias de redução de estômago). No lado dos exames, foram apliadas as indicações do exame de imagem PET-Scan para pacientes de câncer colorretal e de oxigenoterapia hiperbárica para pacientes de pé diabético.

Algumas cobeturas obrigatórias foram estendidas para mais pacientes. É o caso das 12 consultas ao nutricionista, com cobertura obrigatória para crianças, jovens e idosos em risco nutricional e pacientes com insuficiência renal crônica. Diabéticos que utilizem insulina terão coberto um número ilimitado de consultas.

Consultas com psicólogos serão estendidas a pessoas com transtornos de alimentação (40 sessões) e diagnóstico de transtornos de personalidade (12 sessões); a terapia ocupacional será estendida a pessoas com disfunções de origem neurológica, traumato-ortopédica ou reumatológica (12 sessões).

Um procedimento já aprovado nessa nova leva e que deverá ser coberto pelos planos desde já é a implantação do “ouvido biônico”, o implante coclear que substitui completamente o ouvido de pessoas com surdez total ou parcial.

A lista de coberturas obrigatórias, atualizada a cada dois anos, é fruto de consulta pública realizada entre abril e maio, em que foram feitas 6.522 contribuições, sendo 69% de autoria de consumidores. Dessa consulta, resultou uma lista de 50 procedimentos, aos quais a ANS acrescentou outros dez. Confira a lista de todos os procedimentos incluídos na lista da ANS.

Acompanhe tudo sobre:direito-do-consumidorPlanos de saúdeSaúde

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro