Minhas Finanças

Alugar carro pode sair duas vezes mais barato que pegar Uber

Pesquisa mostra a partir de quantos quilômetros rodados por dia vale mais a pena alugar um carro em vez de usar aplicativo de transporte

Carro: Para distâncias menores, o Uber é uma opção melhor do que o aluguel (Photobuay/Thinkstock)

Carro: Para distâncias menores, o Uber é uma opção melhor do que o aluguel (Photobuay/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 1 de outubro de 2018 às 05h00.

Última atualização em 5 de outubro de 2018 às 10h59.

São Paulo - Ter carro próprio é um luxo que muita gente deixou para trás e substituiu pelo uso do Uber, mas alugar carro pode sair até 2,5 vezes mais barato. A conclusão é de um estudo do site de descontos Cuponation, da empresa alemã Global Savings Group.

A pesquisa calculou a partir de quantos quilômetros vale a pena alugar um carro ou usar Uber. O custo do aluguel inclui o gasto médio com locação e gasolina.

Para distâncias menores, o Uber é uma opção melhor, mas para percursos mais longos, alugar um carro se torna mais vantajoso.  

Ao comparar a locação de veículos econômicos com UberX, vale a pena alugar carro a partir de 30 quilômetros percorridos. Entre automóveis de nível intermediário e Uber Select, compensa alugar carro a partir de 40 quilômetros. E ao comparar veículos mais luxuosos e Uber Black, vale a pena alugar carro a partir de 62 quilômetros.

Uma viagem para uma cidade a 300 quilômetros com carro econômico, por exemplo, custaria 180 reais com veículo alugado e 460 reais com Uber, 2,5 vezes mais. Quanto mais luxuoso é o carro, mais é preciso rodar para valer a pena alugar o veículo.

O levantamento também mostra que é proporcionalmente mais barato alugar carro por mais dias de uso. O aluguel de um carro econômico, por exemplo, custa em média 90 reais por dia, 529 reais por semana e 1.716 reais por mês. Assim, mesmo que o motorista não pretenda usar o carro todos dias, alugá-lo por mais tempo pode ser vantajoso.

Ou seja, para calcular se vale mais a pena alugar carro ou andar de Uber, é preciso saber por quantos dias do mês o consumidor vai usar o serviço e quantos quilômetros por dia vai rodar.

No site da Cuponation, confira um infográfico interativo que mostra o preço médio do aluguel do carro e o preço das viagens conforme a quilometragem percorrida. 

Metodologia

A pesquisa calculou o custo médio do aluguel dos carros com base nos preços das empresas Movida, Unidas e Localiza Hertz.

Para calcular o custo médio do Uber, o estudo simulou os preços em uma tarde de sexta-feira, nas quatro categorias de carro do aplicativo, e chegou a uma média de custo por quilômetro rodado com o aplicativo. Esse custo médio é apenas uma estimativa, pois o preço do Uber varia conforme a demanda.

O levantamento considerou uma velocidade média de 20 km/h, comum em grandes cidades em horários de trânsito. A velocidade faz diferença porque o Uber tem um custo por minuto.

A pesquisa não levou em conta os gastos com estacionamento e lavagem do veículo.

O site Cuponation não tem relações comerciais com as empresas pesquisadas.

Acompanhe tudo sobre:Carrosorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalPreçosUberVeículos

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira