Invest

Airbnb orienta anfitriões a declararem ganhos no Imposto Renda e compartilha dados com a Receita

Informações compartilhadas com a Receita incluem nome, CPF ou CNPJ dos proprietários, endereço da residência, valores das transações e dados de pagamento

Airbnb: movimento acontece depois de a Receita Federal iniciar um esforço para identificar a renda não declarada originada de aluguéis por meio de plataformas digitais (AFP/AFP Photo)

Airbnb: movimento acontece depois de a Receita Federal iniciar um esforço para identificar a renda não declarada originada de aluguéis por meio de plataformas digitais (AFP/AFP Photo)

Publicado em 20 de março de 2025 às 12h34.

Última atualização em 22 de março de 2025 às 16h15.

Tudo sobreImposto de Renda 2025
Saiba mais

O Airbnb forneceu à Receita Federal informações sobre proprietários que realizaram aluguéis de imóveis por meio da plataforma no Brasil, abrangendo o período de 2020 a 2024. A empresa também aconselhou os anfitriões a declararem os lucros obtidos com o aluguel de imóveis durante esse período no Imposto de Renda (IR), a fim de evitar possíveis inconsistências fiscais.

Em um comunicado aos usuários da plataforma, o Airbnb detalhou que as informações compartilhadas com a Receita incluem dados como nome, CPF ou CNPJ dos proprietários, endereço da residência, valores das transações e informações de pagamento. A medida visa esclarecer o fluxo financeiro gerado pelas locações e ajudar no combate à sonegação fiscal no setor de aluguel de imóveis.

O movimento acontece depois de a Receita Federal iniciar, no ano passado, um esforço para identificar a renda não declarada originada de aluguéis por meio de plataformas digitais, como o Airbnb. No mês de agosto de 2024, o tema foi discutido em reuniões entre a Receita e representantes do setor hoteleiro, que expressaram preocupações sobre a fiscalização mais rigorosa da atividade.

Para facilitar a regularização, a plataforma informou que os anfitriões podem acessar o extrato de ganhos diretamente em seus perfis na plataforma, por meio das opções 'Vou hospedar' > Menu > Ganhos. A empresa também enfatizou a importância de consultar um contador ou especialista tributário para esclarecer dúvidas sobre como declarar esses rendimentos.

Em paralelo, o Airbnb anunciou que realizará transmissões ao vivo para orientar seus usuários sobre como cumprir as obrigações fiscais e regularizar rendimentos de anos anteriores. A iniciativa faz parte de um esforço para mitigar riscos de multas e problemas com a Receita Federal.

Em nota, o Airbnb disse: "Plataformas digitais do setor de turismo que operam no Brasil, como o Airbnb, têm a obrigação legal de fornecer certas informações quando solicitadas pela Receita Federal do Brasil. A Receita enviou uma solicitação de informações às plataformas digitais do setor de turismo que operam no Brasil, incluindo o Airbnb, com o objetivo de obter dados de anfitriões sobre operações no país no período de 1º de setembro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

O Airbnb tem um histórico de trabalho com governos de todo o mundo para estabelecer boas políticas, compartilhar boas práticas, realizar parcerias para impulsionar o turismo e participar de debates que contribuam para melhorar o ambiente tributário e de negócios, inclusive no Brasil. O Airbnb sempre focou na educação da comunidade de anfitriões e hóspedes, contando com o Centro de Recursos Fiscais, uma página especial que disponibiliza informações relevantes aos anfitriões para ajudá-los a compreender melhor suas obrigações tributárias no Brasil relacionadas ao uso da plataforma.

Todos os anos, o Airbnb envia comunicados aos anfitriões para relembrá-los da necessidade de declarar os ganhos via plataforma. Para a declaração deste ano, o comunicado foi enviado esta semana, incluindo um convite para lives acerca do assunto, que, este ano, serão realizados ainda em março".

Acompanhe tudo sobre:AirbnbReceita Federal

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos