Invest

Air fryer: saiba quais marcas foram tiradas do mercado por superaquecimento

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos ( CPSC ) emitiu um alerta sobre modelos que apresentaram erros de fabricação

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de outubro de 2024 às 10h53.

Última atualização em 29 de outubro de 2024 às 12h35.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

As fritadeiras elétricas, mais conhecidas como air-fryer, estão sob vigilância nos Estados Unidos e em outros países ao redor do mundo. Numa medida que gerou preocupação generalizada entre os consumidores, cerca 300 mil unidades foram recolhidas devido ao superaquecimento e aos riscos de incêndio recentemente.

Quais marcas de Air Fryer foram tiradas do mercado?

A partir do relato de vários consumidores sobre problemas com suas fritadeiras de ar comprimido, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC) emitiu um alerta sobre modelos que apresentaram erros de fabricação. As marcas mais afetadas foram Insignia e Magic Chef, que podem colocar em risco a segurança dos usuários, causando queimaduras e, nos casos mais graves, incêndios.

No caso da marca Insignia, foram recolhidas mais de 280 mil unidades dos modelos NS-AF34D2, NS-AF5DSS2, NS-AF5MSS2, NS-AF8DBD2, NS-AF10DBK2 e NS-AF10DSS . Estes modelos ultrapassaram os limites de segurança estabelecidos em termos de temperatura, comprometendo gravemente o funcionamento e representando um risco significativo para a segurança residencial.

Já a marca Magic Chef fez recall de 11.750 unidades devido a problemas semelhantes de superaquecimento e componentes defeituosos que podem quebrar durante o uso. Esses problemas levaram ao recall massivo desses aparelhos para evitar possíveis incidentes.

Medidas preventivas

Para evitar incidentes futuros, é fundamental que os consumidores sigam as recomendações para uso e manutenção segura das fritadeiras de ar comprimido.

Isso inclui limpar regularmente o aparelho para evitar o acúmulo de restos de alimentos que podem causar incêndios, não sobrecarregar o cesto ao cozinhar e ficar atento a quaisquer sinais de superaquecimento ou mau funcionamento.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas

Black Fralda dará descontos de até 70% em produtos infantis e sorteio de R$ 500 em fraldas

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Loteria dos EUA busca apostador que ganhou R$ 17 milhões e não buscou prêmio