Invest

AGU pede ao Google e à Apple colaboração para prevenir fraudes relacionadas ao IR

A ação visa proteger os contribuintes contra fraudes durante o período de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física

Receita Federal: segundo a AGU, há registros de aplicativos maliciosos em anos anteriores, usados para roubo de dados e aplicação de golpes (Buellon/Thinkstock)

Receita Federal: segundo a AGU, há registros de aplicativos maliciosos em anos anteriores, usados para roubo de dados e aplicação de golpes (Buellon/Thinkstock)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 11 de abril de 2025 às 18h26.

Última atualização em 11 de abril de 2025 às 18h35.

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou, nesta semana, ofícios às plataformas Apple e Google pedindo colaboração para coibir a disseminação de aplicativos falsos relacionados ao imposto de renda. A ação tem como objetivo proteger os contribuintes contra fraudes durante o período de entrega das declarações do IRPF.

Nos documentos, a AGU solicita que as empresas reforcem os procedimentos de verificação dos aplicativos disponíveis nas lojas Apple Store e Google Playstore que mencionem o IRPF. Também orienta que aplicativos fraudulentos sejam removidos imediatamente das plataformas.

A atuação é coordenada pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) e foi realizada a pedido do Ministério da Fazenda e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Segundo a AGU, há registros de aplicativos maliciosos em anos anteriores, usados para roubo de dados e aplicação de golpes.

Em ofício, a AGU destacou que a veiculação de aplicativos e anúncios online não pode ser usada para gerar desinformação, prejudicar a confiança nas instituições públicas ou induzir a população a erro.

Atuação preventiva segue normas do Marco Civil da Internet

A AGU argumenta que a iniciativa se baseia no princípio colaborativo previsto no Marco Civil da Internet e nos deveres de proteção ao consumidor. Também cita a recomendação recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a integridade da informação digital.

Para orientar o público, a AGU lembra que informações oficiais sobre o imposto de renda estão disponíveis nos sites da Receita Federal e do Ministério da Fazenda.

Os aplicativos oficiais da Receita Federal podem ser acessados diretamente na App Store e na Google Play pelos links divulgados nos portais oficiais.

Acompanhe tudo sobre:Receita FederalImposto de Renda 2024ImpostosRestituição do Imposto de RendaAppleGoogleImposto de Renda 2025

Mais de Invest

Ozempic sem injeção? Pílulas podem desbancar as famosas canetas, diz Novo Nordisk

Fundador do Peixe Urbano explica por que a 'febre de 2010' chegou ao fim

Prêmio de risco: o que é e por que importa para os seus investimentos

Novo IR propõe alíquota de 10% sobre dividendos de R$ 50 mil — mas valor pode ser ressarcido