Só 17% dos adolescentes afirmaram que poupam dinheiro de alguma forma (Thomas Egger/Stock.xchng)
Da Redação
Publicado em 28 de junho de 2012 às 17h55.
São Paulo - Um estudo realizado pela Visa com jovens entre 13 e 18 anos na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, na Guatemala e no México mostrou como e onde os adolescentes costumam gastar seu dinheiro. Entre os brasileiros, 83% afirmaram gastar tudo que têm no curto prazo e 76% informaram que gastam dinheiro com compras por impulso.
Além das compras por impulso, os outros destinos dos gastos são: transporte público (47%), roupas (37%), material escolar (33%), festas (29%) e telefone celular (22%). O estudo mostrou também que parte dos gastos são comprometidos com dívidas desde cedo: 20% dos entrevistados usam parte do seu dinheiro para pagar o que devem.
Em relação a serviços bancários, o levantamento mostrou que apenas 10% dos jovens afirmaram possuir uma conta bancária e a grande maioria das contas são de poupança. Aproximadamente 17% dos adolescentes disseram poupar dinheiro de alguma forma e desses, 20% mantêm o dinheiro em casa, 67% mantêm no banco e 62% afirmaram ter um cartão de débito.
Pais se preocupam com gastos dos filhos
A pesquisa também questionou os pais sobre suas principais preocupações em relação aos hábitos dos filhos. E as respostas citadas foram: saber como e onde eles gastam seu dinheiro, assegurar-se de que eles pratiquem hábitos seguros e responsáveis na internet, ensinar habilidades para gerenciar o orçamento e oferecer-lhes ferramentas de pagamento seguras e convenientes.
A educação financeira envolve um trabalho sólido e contínuo dos pais sobre as formas corretas de lidar com o dinheiro para que o filho evite que os problemas só aumentem com a idade.
Alguns produtos bancários podem ajudar no controle dos gastos dos filhos quando os pais não estiverem por perto. Um dos mais eficazes é o cartão pré-pago, que pode ser utilizado pelos filhos para saques ou realização de compras desde que os pais tenham depositado dinheiro previamente. É uma boa alternativa para os pais que já sofreram com o descontrole de gastos dos filhos nos cartões de crédito. Cartões pré-pagos de viagem, cartões de desconto e cartões de presente, apesar de serem mais usados no exterior, também podem ser úteis na “missão” de evitar que os jovens causem prejuízos.
Metodologia
O estudo encomendado pela Visa foi realizado em agosto de 2010 pela Kitelab. Foram realizadas 4.832 entrevistas telefônicas, pesquisas online e visitas domiciliares com adolescentes de 13 a 18 anos de idade e seus pais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México.