Minhas Finanças

Ações da Petrobras caem com incertezas sobre o pré-sal

Petróleo em queda no mercado internacional também ajuda a derrubar os papéis da estatal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As dúvidas sobre as novas regras para exploração do pré-sal e a queda do petróleo no mercado internacional estão derrubando as ações da Petrobras nesta segunda-feira (31/8). Às 13h32, os papéis da estatal lideravam o ranking das maiores quedas do Ibovespa no dia, com as ordinárias (PETR3) recuando 6,59%, para 36,70 reais, enquanto as preferenciais (PETR4) caíam 4,79%, para 30,99 reais. O Ibovespa, que conta com grande participação da estatal, recuava 2,54%, para 56.235 pontos.

Os especialistas destacam que o comunicado divulgado pela Petrobras nesta manhã sobre o novo marco regulatório para exploração e produção no pré-sal ainda deixa muitas dúvidas. "Não está claro, por exemplo, como serão avaliados os ativos. Qual o tamanho das reservas?", destaca Wagner Faccini Salaverry, diretor de Análise da corretora Geração Futuro. Na dúvida, o investidores estão preferindo se desfazer dos papéis.

A confirmação de que a Petrobras fará uma nova oferta de ações é outro ponto que atrai a atenção de acionistas e analistas. Ainda não há informações oficiais sobre qual será o montante a ser ofertado, mas no mercado comenta-se que a oferta poderá chegar a 100 bilhões de reais. Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirma que a Petrobras será capitalizada em 50 bilhões de reais. Seja qual for o montante, os acionistas que não quiserem ver sua participação na empresa diluída terão que comprar mais ações.

Para Salaverry, ainda é cedo para saber se as medidas serão positivas ou negativas para os acionistas, já que os detalhes sobre as mudanças ainda não foram divulgados. Às 14 horas, o governo deve dar mais informações sobre a nova regulamentação.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Proclamação da República: veja o funcionamento dos bancos nesta sexta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quarta-feira

Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%

Mega da Virada 2024 inicia apostas com prêmio recorde de R$ 600 milhões