EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
As ações do JBS-Friboi, maior produtor de carne bovina do mundo, registram nesta quarta-feira a maior alta do Ibovespa devido à recomendação positiva dada pelo banco UBS aos papéis. Às 15h34, as ações ordinárias da empresa (JBSS3) avançavam 4,76%, para 8,15 reais.
O banco suíço afirmou em relatório que as margens de lucro com carne bovina nos Estados Unidos cresceram em junho. Abril e maio já haviam sido os dois melhores meses para o setor nos EUA desde janeiro de 2007. O ganho por cabeça de gado abatida subiu de 11 dólares no primeiro trimestre para 56 dólares em junho, afirmou o banco.
A análise alimenta a expectativa de que os resultados do JBS-Friboi serão melhores no segundo trimestre - após um prejuízo de 6 milhões de reais entre janeiro e março. Desde que comprou a Swift no ano passado e se tornou o terceiro maior produtor de carne bovina dos EUA, o frigorífico brasileiro ainda não conseguiu ganhar dinheiro no país.
No começo deste ano, o JBS-Friboi dobrou sua aposta nos EUA ao anunciar a compra de mais dois grandes frigoríficos americanos, o Smithfield Beef e o National Beef. Caso as aquisições sejam aprovadas por órgãos reguladores da concorrência dos EUA, a empresa brasileira se tornará líder de mercado no país.
Além do ganho com as sinergias entre as três empresas, o mercado também espera melhores resultados do JBS-Friboi nos EUA devido à retomada das exportações de carne americana para a Coréia do Sul, uma das maiores compradoras do produto do país.
Recomendações sobre o JBS-Friboi feitas pelo UBS costumam ter forte impacto na cotação de mercado da empresa porque o banco foi o coordenador de sua oferta inicial de ações (IPO) e tem um conhecimento aprofundado sobre suas operações. No começo desta semana, o banco considerou as ações do JBS-Friboi "top pick" (a melhor escolha) entre as ações do setor de alimentos no Brasil.