EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
As ações de companhias aéreas iniciaram as operações desta quarta-feira (18/7) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) apresentando forte queda. Às 10h41, as ações preferenciais (PN) da TAM caíam 8,02%, para 61,00 reais, registrando em pouco mais de meia hora de pregão 1307 negócios.
Os papéis preferenciais da Gol seguiam o movimento da concorrente e se desvalorizavam 4,02%, cotadas a 54,12 reais. Na mínima até o momento, as ações da companhia chegaram a recuar 6,22%, sendo vendidas a 52,88 reais.
O dia deve ser de grande movimentação, em decorrência do acidente com a avião da TAM, na noite de ontem (17/7), que matou mais de 180 pessoas em São Paulo. Os especialistas, no entanto, divergem em suas recomendações. Para a analista da corretora SLW, Kelly Trentin, as ações do setor de aviação não são boa alternativa, devendo os investidores se desfazerem delas rapidamente. "Não é de hoje que esses papéis apresentam desempenho insatisfatório. Há vários fatores que indicam que o setor não deve apresentar bons resultados, como o aumento de assentos acima da demanda", afirma Kelly.
Já o analista da corretora Souza Barros, Clodoir Gabriel Vieira, aconselha os investidores a aguardar mais informações antes de tomar qualquer decisão. "Quem vender as ações neste momento estará agindo com base na emoção. Qualquer decisão no mercado de capitais deve ser tomada racionalmente - e isso só será possível quando houver mais informações sobre as causas do acidente", diz Vieira.
Este ano, as ações da TAM acumulam desvalorização de 0,27%, enquanto a Gol registra queda de 11,11%. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, apresenta alta de 29,65%.