Minhas Finanças

Ações da CSN disparam e Tata Steel sofre queda de 10,7%

Siderúrgica brasileira perdeu a disputa com a indiana pela compra da Corus

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

As ações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) abriram esta quarta-feira (31/1) com uma forte alta. Enquanto o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, subia 0,43% por volta do meio-dia, os papéis da siderúrgica avançavam 5,48% (CSNA3), cotados a 68,45 reais por lote de mil. No período da manhã, foram realizados 1.626 negócios com as ações da CSN.

Isso mostra que, no curto prazo, a derrota da brasileira para a indiana Tata Steel na disputa pela anglo-holandesa Corus foi bem recebida pelos investidores. Havia o temor de que a CSN contraísse uma pesada dívida para comprar a Corus, o que comprometeria seu fluxo de caixa e seus resultados. No longo prazo, porém, a fusão a catapultaria da 50º posição para a 5º posição, no ranking das maiores siderúrgicas do mundo.

Por volta das 23 horas de ontem (30/1), a Tata Steel venceu a CSN no leilão promovido na Bolsa de Londres para decidir quem ficaria com a Corus. O último lance da brasileira foi de 603 pence por ação da Corus, o equivalente a 11,207 bilhões de dólares. A Tata revidou com uma oferta de 608 pence, totalizando 11,3 bilhões e batendo o grupo do empresário Benjamin Steinbruch.

Apesar de elevar a indiana à condição de quinta maior siderúrgica do mundo - hoje, ela é a 52ª - o negócio foi considerado caro pelos analistas. O resultado é que, enquanto os papéis da CSN sobem nesta quarta-feira, os da Tata amargam uma queda de 10,7% na Bolsa de Bombaim.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário