EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Os papéis da Cosan dispararam nesta sexta-feira (22/6), após a americana ADM, maior produtora de etanol dos Estados Unidos, afirmar que pode comprar a companhia para entrar no mercado brasileiro. As ações ordinárias da Cosan fecharam o dia com alta de 6,02%, negociadas a 36,05 reais. O desempenho contrastou com o do Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, que encerrou a sexta-feira em queda de 0,71%, pressionado pelo cenário externo desfavorável.
Festejada entre os especialistas como a empresa que mais se beneficiará da expansão do mercado de etanol, a Cosan não consegue que seu prestígio valorize suas ações. De acordo com levantamento da consultoria Economática, entre os papéis que compõem o Ibovespa, os da Cosan são os que lideram a desvalorização neste ano.
A divulgação de seu balanço anual, nesta terça-feira (19/6), também não ajudou a estancar a queda. A empresa apresentou um lucro líquido consolidado de 257,269 milhões de reais em seu ano fiscal (que foi de 01 de maio de 2006 a 30 de abril de 2007), revertendo os prejuízos de 64,562 milhões do exercício anterior. Apesar do bom desempenho contábil, as ações acumularam queda de 7,4% entre terça-feira e ontem, quando a ação fechou cotada a 34 reais.
Impulso do exterior
A reação às declarações da ADM, contudo, impulsionou a empresa. Hoje, os papéis já abriram cotados a 35,41 reais, e aceleraram a alta no período da manhã. Em entrevista ao The Wall Street Journal, o diretor de estratégia da ADM, Steven Mills, afirmou que está analisando diversas alternativas para entrar no mercado brasileiro. Entre as opções, Mills não descarta comprar a Cosan, maior produtora de açúcar e álcool do país e pioneira do setor sucroalcooleiro na Bovespa, onde estreou em novembro de 2005.
Segundo WSJ, a Cosan não quis comentar o assunto. Nos últimos 18 meses, a ADM procurou as principais usinas do país, como a Nova América e a Santa Elisa. Na reportagem, Mills não revelou quanto está disposto a investir para iniciar suas operações no Brasil, mas afirmou que a intenção é que os acordos sejam fechados rapidamente. "Não é algo para daqui dez anos. É para já", disse.
O capital social da Cosan é composto por 188.886.360 ações ordinárias. Com base no pregão de ontem, quando os papéis fecharam em 34 reais, a empresa possuía um valor aproximado de 6,422 bilhões de reais. As declarações da AMD foram suficientes para aumentar o valor de mercado da companhia em quase 400 milhões de reais. Pelo fechamento de hoje, a Cosan já vale 6,809 bilhões de reais.