Minhas Finanças

A hora certa de trocar reais por dólares antes de viajar

Entenda como a desvalorização da moeda norte-americana afeta a economia e o seu bolso e veja como aproveitar a cotação para viajar para o exterior

Dólar na casa de 1,60 já não assusta mais o governo (Joe Raedle/Getty Images)

Dólar na casa de 1,60 já não assusta mais o governo (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 08h56.

São Paulo - Depois de implementar várias medidas para conter a valorização do real, como o aumento do IOF para compras feitas com cartão de crédito no exterior e a elevação da mesma alíquota para investimentos estrangeiros em renda fixa, o governo jogou a toalha e admitiu que intervenções drásticas não serão mais criadas com o intuito de segurar o câmbio.

Se manter o dólar na casa de 1,70 real parecia ser a meta da equipe econômica, o patamar de 1,60 já não é recebido com tanto alarde. Por um lado, o dólar barato ajuda a conter as pressões inflacionárias, por fomentar a importação e suprir a demanda por produtos.

Para o consumidor, o preço de viajar para fora do país fica cada vez mais acessível. Na baixa temporada, o apelo cresce ainda mais. Mas se antes o uso do cartão de crédito era aconselhado para quem queria encher as sacolas lá fora contando com a possibilidade de parcelar as compras, a fixação do IOF em 6,38% acaba fazendo com que alternativas como cartões de recarga pré-pagos e a o uso do dinheiro em espécie saiam mais em conta.

Segundo o educador financeiro Mauro Calil, o ideal é trocar o dinheiro de uma vez só ainda no Brasil, para não ser pego de surpresa com eventuais mudanças no câmbio.

Confira como a mudança no valor do dólar mexe com a economia e com o seu bolso:

/libc/player/liquid3.swf

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedasorcamento-pessoalTurismo

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.817; prêmio é de R$ 3,4 milhões

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro