Minhas Finanças

A bolsa de estágio do meu filho entra no imposto de renda?

Internauta questiona se a remuneração de estágio recebida por sua filha deve ser incluída na sua Declaração de Imposto de Renda


	Jovem de terno: Ao declarar dependentes, não só suas despesas, como todos os rendimentos devem ser informados
 (Getty Images)

Jovem de terno: Ao declarar dependentes, não só suas despesas, como todos os rendimentos devem ser informados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 17h04.

Dúvida do internauta: Minha filha, hoje com 20 anos, fez um estágio remunerado em 2013 pelo qual recebeu cerca de 4 mil reais. Declarando-a como minha dependente no imposto de renda, preciso informar este valor? Se sim, onde devo declarar?

Resposta de Eliana Lopes*:

Sim, se você for declará-la como sua dependente, será preciso informar todos os rendimentos recebidos por ela. O contribuinte titular da declaração deve incluir todas as informações sobre rendimentos, despesas e bens do seu dependente. Ou seja, todas as informações solicitadas para o titular da declaração são aplicáveis para o dependente.

Assim, informe o rendimento da sua filha na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica da sua Declaração de Ajuste Anual. Observe que nesta ficha há um quadro específico para informações referentes ao dependente.

Vale mencionar que o rendimento dela será somado ao seu no cálculo do imposto de renda anual. Nesse caso, é recomendável que você faça uma simulação da declaração com ou sem a inclusão dela como sua dependente. Assim, você poderá verificar se, ao incluí-la, você terá menos ou mais imposto a pagar e qual será o resultado mais vantajoso.

Veja a matéria completa sobre a inclusão de dependentes na Declaração de IR.

E confira no vídeo a seguir por que pode não ser uma boa ideia incluir seus filhos como dependentes. 

[videos-abril id="3203e07f7d05cb519bc6cd548a1f2866" showtitle="false"]

Eliana Lopes é coordenadora de IR de Pessoa Física da H&R Block no Brasil. A H&R Block é líder mundial em preparação de imposto de renda pessoa física. Fundada nos Estados Unidos em 1955, além de atuar no Brasil, a H&R atua no Canadá, na Índia e na Austrália. Com mais de 100 mil profissionais especializados em imposto de renda, a empresa já preparou mais de 550 milhões de declarações de imposto e, somente nos Estados Unidos, responde por uma em cada seis declarações de imposto de renda pessoa física.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imóveis para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemDicas de Imposto de RendaEstágiosImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira