Minhas Finanças

7 serviços dos bancos que facilitam sua vida

Alertas de gastos, aplicações automáticas e pagamentos com a câmera do celular são alguns dos serviços que simplificam o controle das finanças


	Mão mexendo em celular: smartphone permite acompanhar melhor as contas e utilizar cada vez mais serviços do banco
 (©afp.com / Frederic J. Brown)

Mão mexendo em celular: smartphone permite acompanhar melhor as contas e utilizar cada vez mais serviços do banco (©afp.com / Frederic J. Brown)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 16h12.

São Paulo - Algumas ferramentas oferecidas pelos bancos podem tornar as movimentações financeiras mais ágeis e ajudar no controle dos gastos. 

São pagamentos e aplicações realizados de forma automática, alertas por SMS e e-mail que informam o saldo da conta corrente e limites do cartão de crédito, transferências rápidas de dinheiro e pagamento de contas por leitura de código de barra pelo celular

Essas ferramentas podem ser acionadas em poucos passos por aplicativos no celular e, de forma geral, não representam custos a mais para o usuário. 

Porém, algumas delas também requerem certo cuidado. Alguns bancos, como o Banco do Brasil, oferecem serviços que incluem no pacote o acesso mais direto a algumas linhas de crédito, o que pode facilitar o endividamento.

Conheça a seguir alguns serviços que ajudam no controle financeiro e os bancos que oferecem essas ferramentas:

1 Alertas de gastos, saldo em conta e acompanhamento da fatura do cartão por SMS e e-mail

O cliente pode acompanhar melhor a situação de sua conta e os níveis de crédito utilizados ao contratar os serviços de avisos por SMS ou e-mail oferecidos por bancos como o Citi, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. 

O Citi tem dez opções de alertas gratuitos para o cliente que deseja acompanhar a fatura do cartão de crédito. O correntista escolhe se quer ser informado sobre o saldo, fechamento ou vencimento do documento e qual é o seu limite disponível de crédito. 

Os alertas são enviados a cada movimentação. “O cliente pode escolher acionar os avisos a cada momento que atingir um valor determinado de gastos”, diz Kelly Gazel, superintendente de canais digitais do Citi Brasil. 

O Itaú também oferece o serviço de alertas sobre gastos por SMS e e-mail, que pode ser contratado pelo próprio internet banking, sem custos. 

No Bradesco, o cliente pode receber SMS sobre seu saldo, saques e compras realizados com cartão de débito, transferências enviadas e recebidas, pagamento de boletos, cheques devolvidos (emitidos e depositados) e vencimento de empréstimos.

O cliente pode especificar os dias da semana e o período do dia em que deseja receber as mensagens, além de definir a partir de qual valor de transação deseja ser informado.

Já o Banco do Brasil oferece a Assessoria Financeira, que monitora o comportamento do cliente no uso do cheque especial e do cartão de crédito. O cliente recebe orientações via celular sempre que atingir níveis elevados de utilização de ambas as modalidades de crédito. O serviço é gratuito.

O cliente pode ter isenção de juros no cheque especial durante dez dias, corridos ou alternados. 

Caso seja usado mais de 50% do limite do cheque especial, por 60 dias seguidos, o BB pode parcelar a fatura de modo automático. O cliente é então notificado e passa a pagar as taxas de juros previstas nesta linha de crédito. O limite do cheque especial é reduzido e restabelecido apenas quando a dívida for paga ao banco. 

Outro benefício da Assessoria Financeira é a obtenção de descontos nas prestações do imóvel financiado pelo banco, caso o cliente mantenha as contas em dia. 

O serviço do BB também inclui o envio de SMS quando o cliente realiza pagamentos no cartão de crédito a partir de um valor mínimo definido, para alertar sobre as datas de vencimento da prestação do imóvel, da fatura do cartão e ainda quando o cliente está próximo de utilizar o limite de crédito rotativo e do cheque especial ou quando ele utiliza o cheque especial por mais de 20 dias.

2 Aplicações automáticas

Os bancos Itaú, Santander, Bradesco, Caixa e BB oferecem a possibilidade de programar investimentos mensais em aplicações financeiras, como a poupança, de forma automática.

O cliente escolhe o melhor dia para que o banco debite de sua conta o valor a ser aplicado. Dessa forma, o investidor se obriga a criar uma disciplina financeira e incluir as aplicações em seu orçamento mensal.

No caso do Itaú e Banco do Brasil, a funcionalidade não vale apenas para transferências para a poupança, mas também para fundos de renda fixa.

Para contratar o serviço, é necessário que a conta corrente e poupança ou aplicação financeira pertençam ao mesmo banco.

Em caso de descontrole, bancos como o Itaú permitem cancelar o débito do mês. O cliente pode suspender a aplicação por até três meses consecutivos no banco. Se ultrapassar esse limite, o serviço é cancelado, mas pode ser contratado novamente quando o cliente desejar.

3 Transferências pela agenda telefônica

Instituições financeiras como Itaú simplificam a transferência de valores. 

No Itaú, quem tem smartphone com sistema iOS ou Android pode baixar o aplicativo Tokpag, que permite enviar dinheiro para contatos telefônicos que também são correntistas do banco e que possuem o app instalado. 

Para realizar a transação, basta inserir o número de telefone, valor e motivo da transferência. A operação leva alguns segundos. 

A partir do contato telefônico, o próprio banco rastreia as informações sobre a conta e agência da pessoa a quem os recursos serão destinados. Em outras palavras, seria uma espécie de Whatsapp para transferências de dinheiro. 

4 Pagamentos de contas pelo celular

Os bancos também possibilitam o pagamento de contas por meio do celular. Basta que o cliente utilize a câmera do smartphone para ler o código de barras e o débito é realizado sem que o cliente precise digitar todos os números do documento. 

O Citi pretende lançar uma nova funcionalidade que permita pagar boletos pelo celular utilizando este recurso. A funcionalidade já está disponível para pagamentos da fatura do cartão de crédito, contas de água, telefone, gás e luz e tributos municipais na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro.

O  recurso está incluído no aplicativo Citi Mobile, que pode ser baixado no Google Play ou iTunes e tem a opção de transferências entre contas e para outros Bancos.

O HSBC e o Bradesco também oferecem o leitor de código de barras para o pagamento de contas em poucos passos pelo aplicativo do celular.

O app do Bradesco permite agendar o pagamento de boletos e está disponível para iPhone, Android, Windows Phone e Blackberry.

O Bradesco permite aos clientes que paguem contas de boletos em Débito Direto Automático (DDA) apenas respondendo a um SMS.

5 Bloqueio de transações e avisos de viagem

Por motivos de segurança, o banco pode bloquear compras online que ele considere que não se enquadram no perfil de consumo do cliente.

Para desbloqueá-las, pode ser necessário ligar para o call center do banco, mas algumas instituições financeiras já permitem solucionar o problema online. 

O Citi oferece um código eletrônico que permite definir quais compras devem ser confirmadas por SMS. Essa autorização pode ser requisitada, por exemplo, no caso de compras no comércio eletrônico. “É uma segurança adicional oferecida aos clientes”, diz Karen Gazel, superintendente de canais digitais do banco. 

O banco também permite programar o aviso de viagem pelo internet banking, sem a necessidade de passar pelo atendimento telefônico. Criar um aviso de viagem impede que o banco bloqueie transações atípicas, feitas durante viagens ao exterior, por exemplo.

6 Históricos de tarifas cobradas pelo banco e conta

O Banco do Brasil permite ao cliente acompanhar o histórico das tarifas bancárias por meio do Extrato de Serviços.

Dessa forma, ele pode monitorar quais serviços do banco está utilizando de fato e se controlar para não utilizar mais serviços do que aqueles incluídos no seu pacote, evitando custos extras.

Ou ainda, caso o cliente perceba que está pagando pelo uso de serviços avulsos ele pode contratar um pacote mais abrangente e adequado ao seu uso, economizando dinheiro.

Por exemplo, se o cliente do banco realiza diversos saques por mês, ou utilize folhas de cheque, um pacote com mais funcionalidades pode representar um custo-benefício maior do que o básico. O pacote básico permite apenas quatro saques por mês, e não inclui a emissão de folhas de cheque. 

O BB também ampliou o tempo do extrato da contas corrente que pode ser consultado pelo internet banking. Antes, era possível verificar apenas o extrato dos últimos seis meses. Agora, é possível visualizar pela internet todas as movimentações realizadas nos últimos cinco anos. 

7 Fatura online

O Citi é um dos bancos que oferece a opção de receber a fatura online, como um documento no formato PDF. O formato é muito semelhante ao da fatura impressa. 

O serviço pode ser contratado pela internet, por meio de um formulário de solicitação e evita eventuais problemas na entrega pelos Correios. 

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilBradescoCartões de créditoCitiEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas inglesasFinançasHSBCItaúorcamento-pessoalSantanderServiçossetor-de-cartoes

Mais de Minhas Finanças

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR