-
1. Renda extra
zoom_out_map
1/10 (Thinkstock/Vicnt)
São Paulo - Substituir um
hotel por um um quarto ou
imóvel alugado de alguém ganhou novos ares na era do
compartilhamento. Para aproveitar essa febre, por que não receber desconhecidos para ganhar uma
renda extra? Fique de olho nas dicas a seguir para impressionar seus hóspedes e conseguir aumentar sua
rentabilidade. Esse é um dos segmentos que aproveita a
crise econômica para crescer, já que é uma forma de ganhar uma renda extra sem muito investimento, com um patrimônio que as pessoas já têm, como explica Georgia Barcellos, gerente de marketing do
site Alugue Temporada, do grupo HomeAway. O
aluguel por temporada funciona bem no esquema do boca a boca, inclusive online, em que usuários avaliam e recomendam a hospedagem pelos comentários. Ter boas avaliações é o canal para aumentar a frequência de aluguéis e ganhar mais, então se esforce para isso. As dicas a seguir vão desde como deve ser seu anúncio no site até quais itens é bom ter na casa. Navegue pelas fotos e veja sete dicas que ajudam a ganhar mais com aluguel por temporada.
-
2. Anúncio caprichado
zoom_out_map
2/10 (Site Zap Temporada/ Reprodução)
Não faça de qualquer jeito o anúncio do seu imóvel ou quarto para alugar. Ele é a sua vitrine. Forneça o maior número possível de informações sobre o imóvel e o seu entorno. “Conte sobre a padaria próxima que tem um croissant maravilhoso. É o requinte do anúncio que gera valor adicional e faz o hóspede se sentir em casa só de ler a descrição”, explica o CEO do
site Zap Imóveis, Eduardo Schaeffer.
-
3. Fotos boas e verdadeiras
zoom_out_map
3/10 (Thinkstock/Jovica Antoski)
Tire boas fotos, de vários ângulos, que representem de verdade o apartamento e um pouco de quem você é. Itens muito pessoais, como a sua escova de dente, devem ficar de fora das fotografias. “A pessoa que está olhando as fotos quer se ver naquele apartamento”, orienta Gustavo Ribeiro, diretor operacional do grupo Oasis Collections, que opera no Brasil o
site Sampa Housing. No
site Trip Advisor, anúncios de imóveis para serem alugados por temporada que têm 12 fotos ou mais têm mais que o dobro de reservas, em média. A gerente de comunicação do site no Brasil, Claudia Martinelli, sugere mesclar fotos do imóvel com imagens da vista do apartamento. “A maioria dos usuários analisa primeiro as fotos e depois lê a descrição”, explica. Outra dica é colocar legendas detalhadas. Em vez de escrever “terraço”, por exemplo, diga “comece o seu dia com um café da manhã na varanda”. Não é melhor?
-
4. Contato eficiente com o hóspede
zoom_out_map
4/10 (Thinkstock/Wavebreakmedia Ltd)
No Trip Advisor, os proprietários dos imóveis de aluguel de temporada que respondem aos locatários em até seis horas têm duas vezes mais chance de assegurar a reserva. Por isso, fique ligado nas mensagens que recebe de futuros hóspedes. Também é recomendável manter um cadastro dos antigos, que já se hospedaram na sua casa, para oferecer desconto na segunda vez.
-
5. Quarto (quase) de hotel
zoom_out_map
5/10 (Thinkstock/jacek_kadaj)
Há quem alugue um quarto na sua casa ou seu imóvel para ficar somente alguns dias para trabalhar ou estudar. Nesse caso, a casa tem a mesma função de um hotel: ser um abrigo com conforto, e só. “Para quem tem esse perfil, ofereça o conforto necessário para algumas noites”, aconselha Eduardo Schaeffer, da Zap Imóveis. Ou seja, mantenha o quarto limpo e arrumado, com armários com espaço e televisão funcionando. Uma cama confortável é um investimento que traz retorno financeiro. Não exagere nos itens de decoração que agradam poucas pessoas. No entanto, para Gustavo Ribeiro, do Sampa Housing, não é legal tornar o quarto sóbrio demais. “Deixar o cômodo com a cara de um hotel vai contra o conceito base do aluguel por temporada, que é compartilhar a casa de alguém”, diz Ribeiro.
-
6. Cozinha equipada
zoom_out_map
6/10 (Thinkstock/Thinkstock)
Uma das principais vantagens de alugar uma casa em vez de reservar um hotel é poder cozinhar e não precisar sair para fazer todas as refeições fora. Por isso, a cozinha precisa ser funcional e completa. Itens como cafeteira, torradeira, liquidificador e microondas ajudam a rentabilizar o aluguel, como sugere Georgia Barcellos, do site Alugue Temporada. Máquina de lavar roupa e de secar, se não tiver espaço para varal, também entram nessa lista. Capriche na louça, no jogo americano e nas panelas. Lembre-se de que eles estragam mais com mais gente usando, por isso é importante que eles tenham boa qualidade, mas não sejam necessariamente os mais caros da loja, como lembra Gustavo Ribeiro, do Sampa Housing.
-
7. Banheiro "nos trinques"
zoom_out_map
7/10 (Thinkstock/scyther5)
Reformas no banheiro trazem retorno ao aluguel de temporada. “Melhore a aparência do ambiente e valorize seu imóvel”, sugere Claudia Martinelli, do Trip Advisor. Não esqueça o óbvio: deixar papel higiênico e toalhas limpas à disposição. Se quiser fazer um agrado maior, sabonetes também ajudam a impressionar. O chuveiro deve ter água quente e não pode demorar muito para esquentar.
-
8. Manual da casa
zoom_out_map
8/10 (Thinkstock/Lolostock)
Mais do que ser simpático, deixar uma listinha de lembretes e dicas sobre a casa é motivo para ganhar uma boa avaliação dos hóspedes. Explique, por exemplo, sobre a voltagem da tomada, o funcionamento de todos os aparelhos eletrônicos e as regras básicas do condomínio.
-
9. Faxina à disposição
zoom_out_map
9/10 (Thinkstock/Lolostock)
Seja para estudar, trabalhar ou tirar férias, quem se hospeda na sua casa não quer se preocupar com a limpeza. Disponibilizar alguém de confiança para fazer faxina é um serviço muito cômodo para o viajante, que sem dúvida valoriza o aluguel. Inclua esse serviço no preço.
-
10. Veja também:
zoom_out_map
10/10 (Thinkstock/vicnt)